premio

Egresso de Relações Internacionais fica em 2º Lugar na 4ª edição do Prêmio TCC em Empreendedorismo do CEI-UFG

O egresso do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás (UFG), Derix Paulo Gomes Borges, alcançou na última sexta-feira (31) o segundo lugar no Prêmio TCC em Empreendedorismo promovido pelo Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás (CEI-UFG). Com a Monografia intitulada “Born Globals: as empresas que nascem globais” o egresso realizou uma análise da empresa Raízen.
O trabalho teve como objetivo identificar se a empresa de açúcar e etanol, Raízen, poderia ser considerada um exemplo de Born Global, pelo fato de ter sido formada por uma Join Venture e por desde sua criação já exportar os seus produtos. Para isso, foi feito um estudo para compreender do que se trata este fenômeno de internacionalização precoce e foi realizado uma análise do processo de internacionalização da empresa em questão. O trabalho foi produzido sob a orientação da Profa. Dra. Andréa Freire de Lucena, vice-diretora da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia da UFG (FACE-UFG).
De acordo com Derix Paulo, a ideia para escrever sobre este tema surgiu primeiramente pelo interesse em compreender as diferentes formas que uma empresa pode se internacionalizar; E segundo, por ter participado de uma iniciação cientifica (PIVIC) sobre análise das maiores empresas exportadoras brasileiras, o que despertou um interesse ainda maior sobre o tema.
O Egresso ressalta a importância dos alunos de Relações Internacionais em aproveitar o período da faculdade para descobrir novos assuntos, novos temas e áreas de interesse. O ex-aluno relatou que o curso de Relações Internacionais abre vários caminhos e oportunidades, tais como o estágio realizado por ele na empresa Raízen.
O Prêmio TCC em Empreendedorismo busca selecionar os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação da UFG, que tratem sobre a temática do Empreendedorismo ou Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e se divide em duas categorias: Empreendedorismo Social, abrangendo trabalhos de modalidade monográfica, e Empreendedorismo de Negócios, abrangendo trabalhos de modalidade monográfica, produto ou plano de negócio. Derix contou que recebeu este resultado com muita alegria e que espera que esse prêmio sirva de inspiração para os demais alunos negros da Faculdade de Ciênciais Sociais e do curso de Relações Internacionais.
Além do certificado, o egresso também irá receber uma vaga em um curso oferecido pelo Centro de Empreendedorismo e Inovação da UFG. Derix Paulo reforça para que os alunos, cada vez mais, se engajem dentro e fora da faculdade, através das instituições e projetos de pesquisa e também através de redes sociais profissionais, tais como o LinkedIn, para aumento do networking e descobertas de novas áreas de interesse.

aluno premiado