premio

Egressa de Relações Internacionais vence 4ª edição do Prêmio TCC em Empreendedorismo do CEI-UFG

A egressa do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás (UFG), Victória Helena de Lima Lopes Schmutzler, conquistou na última sexta-feira (31 de julho) o primeiro lugar no Prêmio TCC em Empreendedorismo promovido pelo Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás (CEI-UFG). O “Plano de internacionalização da Empresa Sol e Energia” foi o trabalho mais bem avaliado na categoria Empreendedorismo de Negócios – Plano de Negócios.
Os objetos de estudo escolhidos para este trabalho foram os maiôs e biquínis de banho da empresa goiana Sol e Energia, que possui mais de 30 anos de atuação no segmento de moda praia. A pesquisa buscou detalhar e estruturar as etapas obrigatórias para a internacionalização da empresa e a inserção dos produtos no mercado europeu a partir da entrada em Portugal. O trabalho foi produzido sob a orientação da Profa. Dra. Andréa Freire de Lucena, vice-diretora da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia da UFG (FACE-UFG).
Segundo Victória, a ideia de produzir um plano de internacionalização como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) surgiu a partir de sua experiência profissional no ramo de logística internacional. “Passei a observar que o Brasil é referência na exportação de uma série de itens e no segmento de moda praia os produtos brasileiros são muito requisitados por conta do corte e originalidade das peças. A partir disso enxerguei uma oportunidade de novos negócios para os produtos goianos”, declarou.
O Prêmio TCC em Empreendedorismo busca selecionar os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação da UFG, que tratem sobre a temática do Empreendedorismo ou Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e se divide em duas categorias: Empreendedorismo Social, abrangendo trabalhos de modalidade monográfica, e Empreendedorismo de Negócios, abrangendo trabalhos de modalidade monográfica, produto ou plano de negócio.
Além do certificado do primeiro lugar, a vencedora receberá ainda um prêmio em dinheiro na quantia de R$ 1.000,00, enquanto a professora orientadora do trabalho receberá um certificado de menção honrosa. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá em data, horário e local ainda a serem definidos.

aluna premiada