TCCs Museologia (2016)

2016/1

 

Título

A identidade Cultural Expressa na História Oral presente nas Letras das Músicas do Grupo “Catireiros de Natividade-TO”

Aluno(a) Isabelle Pereira Pinto
Orientador(a) Prof. Ms. Pablo Fabião Lisboa 
Banca Prof. Dr. Yussef Daibert Salomão de Campos 
Prof. Dr. Rildo Bento de Souza
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Resumo A presente monografia objetiva analisar as letras das músicas e as imagens do encarte do CD do grupo Catireiros de Natividade, um grupo musical regional localizado no interior do Estado do Tocantins, na cidade de histórica de Natividade (considerada patrimônio nacional desde 1987). Sabendo da importância da manutenção das tradições e culturas dos interiores brasileiros, este trabalho investiga 6 músicas do grupo com o objetivo de mostrar a importância da história oral para a preservação da história e costumes locais da cidade de Natividade, bem como apresenta uma entrevista realizada com Belarmino Rumão, integrante e fundador do grupo, nos debruçamos sobre os temas da identidade cultural e da história oral.

 

Título Áreas Verdes de Goiânia: Em busca de uma Simetria Patrimonial 
Aluno(a) Mariana Isaias Naves
Orientador(a) Profa. Dra. Camila Azevedo de Moraes Wichers  
Banca Profa. Dra. Manuelina Maria Duarte Cândido
Prof. Ms. Pablo Fabião Lisboa
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Resumo

Este trabalho visa compreender a percepção do patrimônio natural não apenas enquanto natureza, mas também como patrimônio cultural. Para justificar tal compreensão, discute a noção de patrimônio natural e como este tem sido historicamente dissociado de sua contraparte cultural, e sugere um patrimônio híbrido, que se baseia em uma simetria entre cultura e natureza. Acessa as percepções e os usos de três áreas verdes de Goiânia através da aplicação de questionário desenvolvido para este fim, e discute os resultados obtidos sob a ótica do patrimônio natural como cenário de fazer cultural, analisando também a relação percebida entre esses espaços e museus.

 

Título

A Criação do Museu de Ciências da UFG: Metodologias e o projeto executivo de comunicação

Aluno(a) Michele Ferreiras Martins
Orientador(a) Prof. Ms. Pablo Fabião Lisboa  
Banca Profa. Dra. Camila Azevedo de Moraes Wichers  
Profa. Dra. Ivanilda Andrade Aparecida Junqueira
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Resumo

Este estudo trata do processo de articulação e criação do Museu de Ciências da UFG, concebido como um museu em rede a partir da reunião dos núcleos museológicos que pertencem a diferentes áreas do conhecimento dentro Universidade Federal de Goiás (UFG). A partir de uma metodologia qualitativa e interdisciplinar, com base na análise documental e em referenciais teóricos da Museologia, da Divulgação Científica e da Comunicação, é realizado um panorama da realidade vivida durante o processo de constituição do Museu de Ciências em Rede da UFG e apresentado uma proposta para o Projeto Executivo de Comunicação. Na medida em que esta proposta visa otimizar os recursos humanos e financeiros, por meio do estabelecimento estratégias planejadas e de colaboração na área de comunicação para os núcleos museológicos em questão, fica evidente a relevância do processo de articulação em rede desses núcleos visando a potencialização das atividades de divulgação científica do Estado de Goiás.

 

Título Espaços, Silêncios e Gênero: A invisibilidade de Dona Gercina Borges no Discurso Expográfico do Museu Pedro Ludovico Teixeira
Aluno(a) Raquel Corino de Araujo 
Orientador(a) Prof. Dr. Rildo Bento de Souza  
Banca Prof. Dr. Jean Tiago Baptista
Prof. Tony Willian Boita
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Resumo

O presente trabalho se dedica ao estudo da importância, em apresentar como Dona Gercina está presente, no Museu/Casa Pedro Ludovico, e assim desfazer quaisquer vestígios de anonimato a sua imagem no museu. Abordando as obras/objetos pessoais que marcaram a vida do casal Ludovico, e que estão expostas no museu, compreendendo que os museus são espaços múltiplos que abordam diferentes áreas de pesquisas e análises, e nesse âmbito de possibilidades, abordamos o silenciamento em torno da Dona Gercina que é tido nesse espaço, tendo em consideração a visibilidade apresentada por nossa proposta de percurso por meio das imagens coletadas no museu. Queremos afirmar que Dona Gercina esta muito bem representada, de forma sutil e ao mesmo tempo exalada em cada espaço de sua casa, e essa afirmação se da, por meio do acervo pessoal do dia a dia do casal que permanecem expostas no museu, com imensa riqueza de sensações femininas agregada em cada objeto. E o que queremos é demonstrar o percurso com fotografias do Museu e seu rico acervo, onde constatamos essa presença em cada espaço da casa. E a partir daí, temos uma análise crítica das referências memoráveis, onde é glorificado no Museu/casa, apenas Pedro Ludovico, mas salientamos aqui a visibilidade representada e não esquecida no Museu de Dona Gercina.

 

 

Título “Ó ABRE ALAS, QUE EU QUERO PASSAR”: Peço licença para o Museu do Carnaval de Goiás se apresentar
Aluno(a) Washington Fernando de Souza 
Orientador(a) Prof. Dr. Rildo Bento de Souza  
Banca Prof. Dr. Jean Tiago Baptista
Prof. Ms. Giovanna Adriana Tavares Gomes
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Resumo

Este estudo tem como proposta expor um novo olhar para a museologia goiana, inserida no contexto museal brasileiro. Assim, o Museu do Carnaval de Goiás – Rei Momo Washington Souza torna se fonte de estudos pelas ações desenvolvidas. A pesquisa tem como objetivo trazer a lume aspectos do carnaval no Brasil, em especial no Estado de Goiás. O processo de criação deste museu traz como referência diversos autores das Ciências Sociais. A metodologia da pesquisa caracteriza-se pelo caráter qualitativo apoiada em pesquisas bibliográficas, documentais e iconográficas que possibilitou discorrer o aspecto historiográfico e cronológico do carnaval no Brasil. A relação entre carnaval e museologia, carnavalesco e museólogo, escola de samba e educação e a criação do museu são fatores fundamentais para entender a visão do público sobre o Museu do Carnaval de Goiás. Neste sentido, optou-se pelo estudo dos relatos e discursos deixados pelo público no museu ao longo do ano de 2015 em suas ações. Para isto, foi utilizado o Qualiquantsoft proposto por Lefreve & Lefreve (2003). Sua aplicação resultou no perfil dos entrevistados a partir de relatos, resumo de ideias centrais, discurso do sujeito coletivo e fluxograma do mesmo. Dessa forma, considera-se a importância do museu, de suas ações e sua transdiciplinalidade no campo museológico.

 

 


2016/2

 

 

Título CADÊ O MONUMENTO QUE ESTAVA AQUI? Distintas concepções de Patrimônio em meio aos discursos de revitalização da Praça do Trabalhador
Aluno(a) Julianna Carvalho de Oliveira
Orientador(a) Prof. Glauber Guedes Ferreira de Lima
Banca Prof. 
Prof. 
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Resumo

A Praça do Trabalhador situa-se ao final da Avenida Goiás, no cruzamento com a Avenida Independência. Nesta, existe a antiga Estação Ferroviária de Goiânia, em 1959 recebeu o Monumento ao Trabalhador – Monumento de vital importância para o sentido que a praça construiu em sua relação com a cidade. Inicialmente, a Praça do Trabalhador abrigava a estação ferroviária e se chamava Praça Americano do Brasil. Inaugurada em 1950, foi construída em um terreno amplo doado pela prefeitura ao Estado para ser a estação da cidade, função que cumpriu por décadas, sendo um modo de chegar a capital do Estado durante este período

 

 

Título MUSEU ANTROPOLÓGICO DA UFG - UMA TRAJETÓRIA DE EVENTOS E MUDANÇAS O PRIMEIRO ACERVO, SUA DOCUMENTAÇÃO, EQUIPE E INVENTÁRIO
Aluno(a) Luciano Costa Jucá
Orientador(a) Profa. Vânia Dolores Estevam de Oliveira
Banca Profa. Ivanilda Aparecida Andrade Junqueira
Prof. Rildo Bento de Souza
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Resumo Criado em 1969, o Museu Antropológico foi um projeto idealizado que se tornou realidade através das mãos do Prof. Acary de Passos Oliveira, o Museu é responsável hoje dentro da Universidade Federal de Goiás, por inúmeras pesquisas em diversas áreas como Antropologia, Arqueologia e seu acervo é composto por objetos de cultura indígena, cultura popular e contemporânea abordada em sua exposição “Lavras e Louvores”. O Museu desde a época de sua criação inovou, mudou, em todos os seus aspectos sendo ele administrativo, ou na pesquisa científica e está sempre preparado para continuar o caminho de transformações. A documentação foi uma das esferas dentro dessa instituição ao qual, teve de mudar por necessidade da própria, os documentos ficam defasados, mas a documentação antiga é uma fonte tanto de pesquisas científicas quanto de pesquisas administrativas. E foi essa documentação uma das fontes de pesquisa deste Trabalho de Conclusão de Curso. Nossa abordagem não ficou reduzida à documentação, fomos em frente contando a trajetória do Museu, a função da documentação, os problemas enfrentados pelo Museu na documentação e por quem trabalha nela, e o que se pode fazer no futuro.