
I Seminário "Direitos humanos, violência e federalização das investigações criminais" - 05 de julho
A despeito das diversas agências municipais, estaduais e federais, a maior parte dos crimes no Brasil permanece sem investigação e sem punição. Em algumas situações estaduais a prática de violência tem se tornado emblemático, seja pela violação sistemática dos direitos humanos, seja pelo total descompromisso do Estado em efetivar qualquer investigação.
O modelo político brasileiro possui uma estrutura burocrática complexa e nem sempre clara ou transparente quando se trata de produzir justiça. Todavia, para além das dificuldades, se torna necessária compreender e aprofundar os limites e possibilidades presentes no sistema jurídico nacional de forma a encontrar caminhos para se efetive a justiça para todos e todas.
Este é, portanto, o propósito deste evento: analisar e discutir as possibilidades de aplicação do Instrumento de Deslocamento de Competência (IDC) para investigação de diversos crimes cometidos no Estado de Goiás.
Através das discussões levantadas na mesa redonda, que contará com a participação de pesquisadores nacionais e locais, espera-se que, ao final do evento, fique claro o significado e pertinência da aplicação desse instrumento para as investigações de práticas criminais no Estado de Goiás.
Áreas de interesse: Direitos Humanos, Violência, Justiça e Investigação criminal, e demais áreas interdisciplinares.
Apoio:
Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS)
Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH)
Dignitatis – Assessoria Técnica Popular (PB)
Núcleo de Direitos Humanos (NDH)
Núcleo de Estudos sobre a Violência e Criminalidade (NECRIVI)
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG)
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC)