Política de Apoio ao Discente – Ciências Sociais (Bacharelado)
O curso de Bacharelado em Ciências Sociais possui uma política de apoio aos discentes que se inicia na acolhida aos estudantes ingressantes e percorre todas as etapas de sua formação.
No primeiro período, a disciplina “Universidade, Cursos e Mercado de Trabalho nas Ciências Sociais” tem o objetivo de melhor receber os e as estudantes e situá-los no ambiente acadêmico. A partir da reflexão sobre a Universidade, os cursos de Ciências Sociais, os desafios e as possibilidades de pesquisa e extensão, visa-se promover a autonomia e o protagonismo discente.
Ao longo curso, discentes são incentivados a participar de programas e projetos que visam a permanência e o sucesso acadêmico, como: Programa de Monitoria, Projetos de ensino, Programa de Iniciação à Pesquisa, Núcleos e Grupos de Estudo.
Todas as etapas da formação são acompanhadas pela Coordenação de Curso e pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) que, em parceria com demais Comissões e da Direção da Faculdade de Ciências Sociais, promove ações complementares de formação e de promoção do bem-estar.
Além disso, na UFG, o apoio institucional à discentes conta com ações para a permanência desenvolvidas pelas: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFG (PRAE).
A PRAE é o lugar de referência para estudantes que precisam e buscam apoio institucional quando se encontram em dificuldades de se manter e permanecer na Universidade. Por isso, programas e projetos são desenvolvidos com a finalidade de atender aos objetivos de permanência e êxito acadêmico.
Os serviços oferecidos pela PRAE incluem o Restaurante Universitário, a Casa do Estudante, o Centro de Saúde (vinculado ao SUS) e o Saudavelmente (serviço para a saúde mental). Ademais, por meio de edital, estudantes podem pleitear bolsas e apoio em diferentes Programas: Programa de Moradia Estudantil, Programa de alimentação, Bolsa Apoio Pedagógico, Bolsa Canguru, Programa Acolhe UFG e Programa de Esportes e Lazer.
Por meio da PRAE, estudantes indígenas e quilombolas podem acessara Bolsa Permanência (PBP) do MEC ou o Programa de Atendimento Especial a Estudantes indígenas e negros quilombolas (PAEIQ-UFG).Todos os serviços da PRAE podem ser acessados em: https://prae.ufg.br/
Secretaria de Inclusão – SIN
A Secretaria de Inclusão (SIN/UFG) é uma unidade administrativa superior da UFG que atua no desenvolvimento, fortalecimento e concretização de políticas e ações: (a) de reconhecimento da diferença e da diversidade; (b) de inclusão de segmentos societários historicamente discriminados; e (c) de promoção da igualdade de oportunidades e de tratamento. A SIN tem o objetivo de assegurar a inclusão – que compreende as dimensões de ingresso e permanência – na educação superior de pessoas com deficiência, surdas, negras, indígenas, quilombolas, de comunidades tradicionais, povos do campo, mulheres, mães e pessoas que gestam, LGBTQIA+, migrantes, refugiadas e pertencentes a outros grupos e segmentos socialmente discriminados.
A SIN é composta por três diretorias: Diretoria de Ações Afirmativas, Diretoria de Acessibilidade e Diretoria de Mulheres e Diversidades. Os programas, projetos e campanhas da SIN podem ser acessados em: https://sin.ufg.br/.