Apresentação
O curso de Bacharelado em Museologia da UFG possui pouco mais de uma década de existência. Ao longo deste tempo, suas atividades de ensino, pesquisa e extensão tem contribuído com o fortalecimento do campo dos museus e do patrimônio em Goiás. Quase uma centena de discentes tornaram-se bacharéis em Museologia pela UFG desde então. Estes têm exercido a sua profissão em instituições da região e do país e, em paralelo, tem ingressado em programas de pós-graduação da UFG e de outras universidades no Brasil e no exterior.
As aulas acontecem prioritariamente no Campus Samambaia, em Goiânia. A despeito da grade horária estar concentrada no período noturno, os discentes dispõe de um amplo leque de oportunidades de atividades em outros turnos. O curso detém convênios com instituições locais e, a partir destes, são ofertadas oportunidades de estágio os quais consistem em uma etapa fundamental de formação.
O Bacharelado em Museologia está vinculado à Faculdade de Ciências Sociais da UFG, e o colegiado de docentes que o compõem dialogam com as agendas que permeiam esta unidade. A diversidade de formações e interesses acadêmicos é uma característica marcante do corpo docente do curso, embora todos tenham convergido em direção à museologia.
Com um ciclo formativo de 4 anos, o currículo conjuga competências fundamentais à formação em museologia e um amplo conjunto de conteúdos optativos que podem ser escolhidos pelos próprios discentes. Ao final, espera-se que o Bacharel em Museologia pela UFG seja um profissional familiarizado com questões basilares à museologia em termos de Salvaguarda e Comunicação, assim como que estejam em sintonia com as questões contemporâneas e relativas aos seus interesses especiais as quais gravitam em torno dos museus.
PORTARIA N. 618 DE 30 DE OUTUBRO DE 2014