Estágio Ciências Sociais (Licenciatura)

O Estágio Obrigatório no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFG constitui-se em etapa fundamental e eixo norteador para a formação do professor como intelectual crítico-reflexivo, que o curso se propõe a formar.

Esse professor é capaz de investigar sua própria prática docente, as escolas na multiplicidade de situações que as constituem e a sociedade mais ampla, em suas contradições e possibilidades.

O estágio supervisionado, como um conjunto de disciplinas centrais para a formação docente, faz emergir um conjunto de questões fundamentais para o fazer docente, tais como a aproximação entre Universidade e sociedade, através da entrada dos estagiários nas escolas e sua participação nas práticas ali existentes, um sentido para a formação de uma identidade profissional nos professores/as em formação, através do contato com os/as professores/as, com as escolas e da regência em sala de aula, a importância da relação de unidade entre teoria e prática nas atividades docentes, que constitui a práxis dos/as professores/as, como elemento para a transformação da própria prática, das instituições escolares e da sociedade.

Tendo em vista estes aspectos, o estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Ciências Sociais se estrutura em 4 disciplinas (Estágio Supervisionado 1, Estágio Supervisionado 2, Estágio Supervisionado 3 e Estágio Supervisionado 4),compondo um total de 400 horas de atividades.

As práticas de estágio no curso são realizadas preferencialmente em escolas públicas, de acordo com a existência de convênio entre a UFG e a Secretária de Estado da Educação. As atividades vão desde a pesquisa sobre as escolas, seu entorno e sua estrutura interna, passando pela observação das aulas, até a regência em sala de aula.

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS