Inovação

O curso de Licenciatura em Ciências Sociais  dispõe de laboratórios específicos e componentes curriculares voltadas para a articulação entre teoria e prática comprometida com a inovação na educação e no processo de formação docente. Estes espaços acolhem projetos de ensino, pesquisa e extensão coordenados por docentes e que contam com a participação ativa de discentes. Para além disso, as/os docentes das ciências sociais têm à disposição de suas aulas práticas os laboratórios.

 

  • PIBID - CIÊNCIAS SOCIAIS 

 

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é um programa que oferece bolsa para estudantes de cursos de licenciatura plena, para que exerçam atividades pedagógicas de iniciação à docência em escolas públicas de ensino básico, aprimorando sua formação, contribuindo para a valorização da educação pública, aperfeiçoamento das atividades didáticas relacionadas ao ensino de Sociologia, além de estreitar o diálogo entre a Universidade e a escola.

No curso de Licenciatura em Ciências Sociais o PIBID vem sendo desenvolvido desde o ano de 2012, tendo participado de todos os Editais da CAPES desde então. Em sua última edição, entre os anos de 2022 e 2024, participaram do PIBID Ciências Sociais 24 (vinte e quatro) estudantes, sob a coordenação da Profª. Marcela Amaral, com atividades nas seguintes escolas: Colégio Estadual Jardim América; CEPI Pedro Gomes; e Instituto Federal de Goiás.

Para saber mais sobre o PIBID Ciências Sociais clique aqui.

 



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  • POLITIZAR

O Programa de Extensão Politizar é um projeto proposto pela Faculdade de Ciências Sociais da UFG e possui convênios com a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e com a Câmara Municipal de Goiânia.

Visa ser um programa de ensino, pesquisa e formação política que se caracteriza pelo pluralismo ao abrir espaço para a discussão e confronto de projetos de leis congruentes com diferentes plataformas político-partidárias. Ao invés de fazer uso de métodos didáticos tradicionais, tais como cursos, seminários ou fóruns, o Projeto Politizar se propõe a utilizar uma metodologia diferente e inovadora. Por meio de simulação das atividades parlamentares, as/os participantes são envolvidas/os na construção direta de leis, bem como, no encaminhamento de suas propostas para apreciação das/dos colegas. 

 

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  • Residência Pedagógica

O Programa Residência Pedagógica consiste em um programa nacional para estudantes de licenciatura,  desenvolvido pela Instituição de Ensino Superior (UFG), em regime de colaboração com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.

A participação está restrita apenas às/aos estudantes matriculadas/os a partir do 5º período ou da segunda metade do curso de licenciatura. Ao longo projeto, terão um/uma docente orientador/a na universidade e um/uma preceptor/a, que será a/o professor/a de educação básica atuante na escola participante responsável por supervisionar o residência.

 

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  • Podcast Socializando

O "Podcast Socializando" é construído coletivamente por estagiárias/os, professores/as e estudantes da FCS e do CEPAE da UFG. O ensino de sociologia mediado pela produção do podcast foi concebido como uma forma horizontal e dialogada de aprender, ensinar e socializar por meio das redes e plataformas digitais.

Como modalidade de M-Learning de áudio, o podcast busca propiciar maior interatividade estagiário/a-estudante, valorizar a oralidade na aprendizagem, permitir o engajamento das equipes na produção dos episódios da primeira temporada e estimular maior protagonismo de estudantes da educação básica na produção de conteúdos e na instrumentalização das plataformas e softwares de gravação, edição e transmissão.

Agora o podcast é um projeto de extensão que busca conjugar a formação docente com a divulgação científica da sociologia.

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  • Data UFG

O DATA UFG é uma proposta de inovação no ensino e na pesquisa no âmbito dos cursos de ciências sociais, que conta com uma equipe especializada na condução de pesquisas qualitativas e  quantitativas, aliando tecnologia e gestão da informação para criar bancos de dados que não só apoiem pesquisadores/as e estudantes, mas também auxiliem instituições públicas e privadas na implementação de estratégias, na tomada de decisões e na identificação de oportunidades, fundamentando-se em dados rigorosos, confiáveis e precisos.

Também é um espaço utilizado por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, tanto no âmbito das disciplinas de formação metodológica (Metodologia Científica, MTPS 1 e 2), como no âmbito de projetos de pesquisa. Atualmente a equipe conta com discentes e egressas/os dos cursos de ciências sociais atuando como pesquisadores profissionalmente em diferentes projetos.

 

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  • Museu Antropológico 

 

O Museu Antropológico (MA) da Universidade Federal de Goiás (UFG) tem por objetivo fundamental apoiar e desenvolver a pesquisa antropológica interdisciplinar, da qual se origina o acervo nele existente e a sua organização, focalizando o estudo nos modos de vida humana na região Centro-Oeste.

Desse objetivo decorrem ações de inventário, documentação, conservação, segurança, preservação, divulgação do conhecimento científico e comunicação de seu acervo a partir de recursos expográficos e de ações educativo-culturais.

As/os estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Sociais desenvolvem atividades práticas no âmbito das disciplinas de formação em teoria e prática de pesquisa antropológica no Museu, além de poderem participar de projetos de ensino, pesquisa e extensão.

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  • Núcleo Intercultural de Educação Indígena Takinahakỹ

 

O Curso de Educação Intercultural da Universidade Federal de Goiás surgiu em atendimento à solicitação de lideranças indígenas da região Araguaia-Tocantins e a partir de diálogos, reuniões e seminários ocorridos entre indígenas dos estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Roraima e Rondônia, professores/as da UFG, profissionais da FUNAI, MEC/SESU/SECADI, CTI e das Secretarias de Educação dos Estados de Goiás, Tocantins e Maranhão.

Contribuíram para a proposta do Curso de Educação Intercultural as experiências vivenciadas em outros cursos de formação de professores indígenas em nível de magistério, promovidos por organizações governamentais e não governamentais, e também nas licenciaturas indígenas, como as da UNEMAT e da UFRR.

A Faculdade de Ciências Sociais mantém relações institucionais com o Núcleo no âmbito da graduação e da pós-graduação em diferentes formatos, como por exemplo, incorporanado docentes em nossos programas de pós-graduação, desenvolvendo projetos de ensino, pesquisa e extensão em parceria, além da integração das/dos estudantes da Licenciatura em projetos de extensão em desenvolvimento no Núcleo. 

 

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