
UFG promove nessa sexta-feira a 2ª Jornada de Museologia
Nos dias 22 e 23, próxima sexta e sábado, o curso de Museologia da Universidade Federal de Goiás promove a 2ª Jornada de Museologia no Campus Samambaia. O evento objetiva o encontro entre teóricos e representantes governamentais da área dos museus e do patrimônio cultural em palestra e mesa-redonda a ser realizada no Auditório da Faculdade de Ciências Sociais da UFG e visitação aos museus da cidade de Pirenópolis, no interior do estado.
Na sexta-feira (22), a partir das 19h, ocorre palestra com a professora doutora Letícia Julião, da Universidade Federal de Minas Gerais e na segunda parte da noite acontece uma mesa-redonda sobre “As políticas públicas para o setor dos museus e do patrimônio cultural”. Compõem a mesa a Superintendente de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Goiás, Deolinda Taveira, a Diretora do Museu de Arte de Goiânia, Dóris Pereira e Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da Executiva Nacional dos Estudantes de Museologia, Tony Boita. As inscrições para a noite de sexta são gratuitas e podem ser realizadas a partir das 18hs no auditório Prof. Lauro de Vasconcellos da Faculdade de Ciências Sociais da UFG.
No sábado (23), a Jornada de Museologia da UFG cumpre roteiro na cidade histórica de Pirenópolis no interior do estado. Com partida do Museu Antropológico, localizado à Praça Universitária, a excursão realizará às 10h, o IV Encontro da REM-Goiás (Rede de Educadores em Museus de Goiás), tendo como local as dependências do Cine Teatro Pireneus em Pirenópolis. Após o almoço no Restaurante Tempero do Rosário, a excursão parte para visitação ao Museu do Divino, Museu de Arte Sacra, finalizando as atividades no Ponto de Cultura COEPI. As reservas para a viagem encontram-se esgotadas.
SAIBA MAIS SOBRE A PALESTRANTE
Julião possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e doutorado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), com PDEE na Université Paris1 Panthéon-Sorbonne. É professora adjunta da Escola de Ciência da Informação, da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenadora do curso de Museologia e uma das coordenadoras do grupo de pesquisa Observatório de Museu da UFMG. Foi diretora do Museu Histórico Abílio Barreto e Superintendente de Museus do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Museologia e História, atuando nos seguintes temas: museus históricos, museus e identidade nacional, colecionismo, patrimônio e memória.