Universidades Interculturais: possibilidades, potencialidades e limites

Evento

: Auditório da Biblioteca Central, Campus Samambaia, UFG

: 14 de Novembro 2024 - 8h às 18h

A Faculdade de História e o Programa de Pós-Graduação em História convida toda a comunidade a participar do evento "Universidades Interculturais: possibilidades, potencialidades e limites", cuja proposta temática é "Como fazer uma UFG Intercultural?". Organizado pelos Prof. Dr. Alexandre Herbetta e Prof. Dr. Elias Nazareno, o evento ocorrerá no dia 14 de novembro, da 8h às 17h, no Auditório da Biblioteca Central, Campus Samambaia, UFG.

▶️ O evento será transmitido pelo Canal do YouTube NTFSI: https://www.youtube.com/@nucleotakinahaky_ufg

[ Haverá emissão de certificado! ]

::: Sobre o Evento :::

[O evento propõe a interculturalidade crítica como eixo para se pensar as instituições educativas no país, assim como postula o relatório da UNESCO "Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação" (2021), algumas legislações nacionais, como "Programa Setorial de Educação do México" (2020-2024), de maneira tímida, a "Lei de Diretrizes e Bases da Educação, no Brasil" (1996) e muitos projetos educativos em distintos territórios. Partimos do pressuposto de que a noção e a prática da interculturalidade deve ser central para todas as instituições e formações, e não restrita a um modelo de educação. Iniciamos aqui a elaboração de uma proposta de interculturalidade como eixo para a Universidade Federal de Goiás.

O que se propõe pensar neste evento é a possibilidade de uma abordagem intercultural nas universidades, em que a sistematização e valorização dos conhecimentos ancestrais sejam viáveis. Por meio da articulação de saberes, é possível promover a produção inovadora de conhecimentos interculturais, pautados em múltiplas matrizes epistemológicas, que dão sustentação a novas bases epistêmicas para se pensar o ensino, pesquisa, extensão, instituições educativas, outras formas de governança, a democracia e a sustentabilidade.]