
Professoras e alunas da UFG desenvolvem projetos de inovação na política goiana
As iniciativas Goianas na Urna, Projeto Politizar e Politizar Goiânia vêm gerando frutos positivos no cenário de representatividade local e ampliando o debate em torno da participação de jovens e mulheres na política.
A Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (FCS/UFG) está presente em movimentos de inovação na política goiana. As iniciativas Goianas na Urna, Projeto Politizar e Politizar Goiânia vêm gerando frutos positivos no cenário de representatividade local e ampliando o debate em torno da participação de jovens e mulheres na política. O projeto politizar é coordenado por professores e alunos da UFG, já o Goianas na Urna é composto por um time de jovens voluntárias, dentre as quais muitas são, ou foram, alunas da universidade.
O Projeto Politizar, que chega à sua 5ª edição neste ano e tem parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (ALEGO), busca inspirar na juventude goiana o desejo de participar da política de forma ativa. Para isso, os(as) jovens participantes do projeto se tornam deputados(as) estaduais, assessores e jornalistas políticos por alguns dias, simulando suas atividades e, inclusive, elaborando projetos de lei.
O Projeto Politizar Goiânia realiza o mesmo trabalho, porém com foco na Câmara de Vereadores, e define como público-alvo alunos de ensino médio. O projeto chegou em sua 2ª edição e também tem como objetivo a formação de lideranças jovens e o letramento político.
O Goianas na Urna (GnU) já selecionou e apoia a pré-candidatura de 25 mulheres, de 11 cidades, filiadas a 14 partidos distintos, cujo eixo em comum é o desejo de aumentar a representatividade feminina na política.
Recentemente, o GnU lançou o para jovens que desejam compor a equipe de campanha em apoio às pré-candidatas à vereança no estado de Goiás. Foi a partir da identificação da necessidade de que essas candidaturas sejam ainda mais sólidas que o Goianas na Urna lançou o Programa de Embaixadoras. Pode se inscrever qualquer pessoa que tenha interesse em apoiar mulheres nos espaços de poder. O projeto irá priorizar a seleção de jovens que já se engajaram em movimentos similares de formação política, como o Politizar e o Politizar Gyn.
Segundo Isabela Almeida, que é aluna de mestrado no Programa de Ciência Política da UFG, embaixadora do GnU e simulanda do Projeto Politizar em 2019, os três projetos têm bastante sinergia. "Com a formação da Faculdade de Ciências Sociais e a experiência do Politizar, no Goianas na Urna posso colocar meus conhecimentos em prática. E é disso que precisamos, de mulheres com compreensão técnica em política, dispostas a trabalhar em um movimento que lute por maior representação feminina nos governos", complementa.
A coordenadora geral do projeto Politizar e professora da Faculdade de Ciências Sociais da UFG, Laís Thomáz, defende a responsabilidade que as universidades públicas têm de estimular ações de extensão como o Politizar, que ajudam a melhorar a qualidade de nossa democracia. “O Goianas na Urna tem todo meu apoio, pois é a chance de dar voz às mulheres de Goiás e garantir políticas que promovam equidade de tratamento entre os gêneros, de respeito aos direitos humanos. Espero que mais pessoas possam se envolver em nossos projetos e que passem a estudar política para o bem do nosso país”, complementa.
Os projetos deixam claro que a universidade está cumprindo com seu papel de aproximar teoria e prática. Juliana Leal, que é vice-presidente do Goianas na Urna e bacharela em Relações Internacionais pela FCS/UFG, destaca que "a UFG foi o ponto de partida de muitas inquietações sobre gênero e o lugar das mulheres nas eleições em Goiás. Graças à formação em Ciências Sociais e por entender que o conhecimento nos empodera para ajudar a reverter o quadro de subrepresentatividade feminina. Em Goiás, nós mulheres representamos apenas 14% dos cargos na Câmara Municipal. Projetos como esses são importantes para evidenciar que a universidade não está apartada da política. Vamos, sim, cumprir nosso papel social de extensão: Instruir, incluir e politizar!”
Saiba mais em: https://www.goianasnaurna.com.br
Categorias: Política