
UFG participa de evento do Brics
Laís Thomaz representou a UFG em evento realizado pela Far Eastern Federal University foca na Educação Digital
No dia 26 de agosto de 2020, a professora Laís Forti Thomaz, coordenadora do Núcleo de Estudos Globais (NEG), da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) foi a representante da Universidade Federal de Goiás em evento parte do Fórum Civil do BRICS formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O Fórum Civil do BRICS, criado em 2015, é uma plataforma de discussão para a sociedade civil dos países do BRICS. Desde sua origem tem o objetivo de promover um diálogo construtivo entre os representantes da sociedade civil dos Estados membros do BRICS e os países convidados com os tomadores de decisão sobre as questões sociais como saúde, educação, cultura, desenvolvimento, problemas urbanos, finanças, resolução de conflitos e economia. Dessa forma, esse fórum busca consolidar as prioridades dos cidadãos para a agenda do BRICS, bem como para apresentar iniciativas civis com a perspectiva de incluí-las na Agenda da Cúpula de Líderes do BRICS.
A primeira edição do Fórum BRICS ocorreu na Rússia e agora, 5 anos depois, a responsável pela sua organização foi a Far Eastern Federal University no mesmo país.
Como parte da agenda de discussões, houve o painel intitulado Desenvolvimento Humano depois da Pandemia da COVID-19: O Papel da Educação e Ciência" composto por duas sessões: "Ciência e educação após a pandemia: uma dimensão estratégica" que contou com representantes de Universidades Brasileiras como Universidade Federal de Ouro Preto (UFP) e Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Na segunda sessão "Mundo Digital: Práticas de Sucesso", além dos representantes das Universidades russa, indiana, chinesa e sul-africana, estavam representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) bem como a representante da UFG, Laís Thomaz. Nesta seção, foram abordadas tendências em educação e ciência, novos formatos educacionais à distância e em rede. Laís ressaltou as iniciativas da UFG para os planos de conectividade e de doação de equipamentos e do lançamento do ebook sobre ensino remoto, além de ter apresentado o Projeto de Extensão Educação Digital desenvolvido pelo Instituto de Informática como um exemplo de boas práticas.
Neste evento, os representantes das Universidades puderam realizar o intercâmbio das melhores práticas internacionais para o desenvolvimento humano e apresentaram as perspectivas de cooperação no âmbito de projetos científicos e educacionais em rede. Estes debates serão estruturados em um documento formulado conjuntamente com as pesquisas da educação nos países do BRICS.
Sobre o BRICS Civil Forum: http://civilbrics.ru/en/civil- brics/

Catégories: NOTÍCIA