brics 1

Estudantes da UFG são selecionados para BRICS International School

Estudantes da UFG são selecionados para BRICS International School

Eles apresentaram artigos com propostas para países pertencentes ao BRICS

Os estudantes Diego Albuquerque do curso de Medicina, e Thiago Barros de Relações Internacionais, ambos estudantes da Universidade Federal de Goiás, foram selecionados para participarem da 4ª edição do “BRICS International School”, um evento que visa aumentar a cooperação entre os países do chamado BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Anualmente ocorrido em Moscou, na Rússia, o evento este ano ocorreu de modo remoto devido a pandemia da Covid-19. Foram inúmeras palestras, mesas-redondas, debates acerca de questões econômicas, políticas, ambientais, educacionais, de cooperação entre jovens, dentre outras temáticas. Haviam diversas personalidades da área como diplomatas, empresários, pesquisadores e professores universitários. Dentre as autoridades presentes, estava o Vice-Ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergey Ryabkov, o qual ministrou uma palestra acerca dos desafios para a cooperação dos países do BRICS na era pós-Covid.
Para participar, cada um dos estudantes fizeram um artigo com propostas que visassem a uma melhor atuação do BRICS como grupo. Diego escreveu um artigo a respeito da análise da saúde pública em cada um dos países membros e comparou com a realidade econômica de cada um deles, utilizando cálculos da sociedade europeia de saúde pública. O trabalho intitulado “Comparing and analyzing public health data from BRICS countries in an economic perspective” rendeu o segundo lugar em uma das categorias no concurso internacional acerca dos melhores artigos que foi realizado entre os participantes do evento.
Já o artigo “The BRICS in the era of sustainable development: A view about the clean energy and biofuels”, Thiago buscou mostrar a atuação do Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS como propulsor de investimentos nas áreas de energia limpa e biocombustíveis dos países-membros com foco na cooperação internacional no âmbito micro, isto é, entre instituições nacionais e sociedades civis dos respectivos países. Além disso, foi realizada uma descrição da matriz energética das nações do BRICS.

Confira os artigos:

Artigo Diego Albuquerque

Artigo Thiago Barros

Fonte: Secom UFG

Categorias: NOTÍCIA