ciclo debates

Ciclo de Debates da Licenciatura em Ciências Sociais - 2021

O curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Faculdade de Ciências, criado em 2001, é um marco na longa trajetória da graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Goias, iniciada em 1964. O objetivo do curso, tal como explicitado em seu Projeto Político Pedagógico (2019, p. 07) é “a formação de profissionais com domínio dos conteúdos teóricos e metodológicos das Ciências Sociais, em suas diferentes áreas disciplinares, quais sejam Antropologia, Sociologia e Ciência Política e sua aplicação na formação de estudantes da Educação Básica”.

 

Desde o final da década de 1990 que o então Departamento de Ciências Sociais  (DCS), da Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia (FCHF) da UFG, que na ocasião ofertava formação complementar em Licenciatura, para estudantes formados em Ciências Sociais com habilitação bacharelado, já demonstrava a importância do debate em torno da Sociologia no Ensino Médio. No ano de 1999, foi realizado o 1º Seminário Estadual de Sociologia no Ensino Médio, com várias edições nos anos subsequentes.

 

O Ciclo de Debates da Licenciatura em Ciências Sociais, “Currículo, Ensino, Democracia e Resistência", é uma ação de extensão coordenada pelas professoras Marcela Amaral e Jaqueline Vilasboas e pelo professor Rubens Benevides. O Ciclo pretende consolidar-se como um evento mensal do curso, em que serão realizados encontros, tais como palestras, mesas, rodas de conversa e oficinas com a participação de pesquisadoras/es, estudantes, gestoras/es e especialistas em ensino, formação docente e educação. Em sua primeira edição, receberemos o Prof. Revalino Freitas com a palestra Sociologia e Educação, um diálogo pertinente. 

 

A atividade, que marca a abertura do semestre 2020.2 do curso de Licenciatura em Ciências, contará com a participação da Profª. Heloiza Viana, professora da rede de educação básica e supervisora do PIBID Ciências Sociais no Colégio Estadual Jardim América, de Nayla França, Mestranda da Faculdade de História, estudante da Licenciatura em Ciências Sociais e bolsista do PIBID, e da Profº. Marcela Amaral, coordenadora da ação de extensão e do curso de Licenciatura em Ciências Sociais.

 

ciclo debates

Categorias: NOTÍCIA