
Nota de pesar - Maria do Socorro Pimentel da Silva
A comunidade da Faculdade de Ciências Sociais está consternada pelo falecimento da professora Maria do Socorro Pimentel da Silva, ocorrido nesta segunda-feira, 3/5. Mais uma vítima da Covid-19.
A professora Socorro foi uma batalhadora incansável na luta pela garantia da educação indígena pública e gratuita. A FCS teve a alegria de poder acompanhar um pouco dessa bela e inspiradora trajetória por meio de parcerias de nossas/os docentes com o Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena, bem como pelas inúmeras colaborações que ela se dispôs a fazer em co-orientações, bancas de trabalhos de conclusão de curso de nossos graduandos e de mestrado e doutorado em nossos programas de pós-graduação.
Vem do Takinahakỹ a notícia de que “Kaxiwera Karajá, grande pajé, que vinha tratando a Socorro [no período em que ela convalescia da Covid], dizia que ela estava indo em direção ao Grande Lago Sagrado. Que ainda faltava um pouco, mas que ela estava virada de costas para nós, que caminhava em direção ao lago, muito atenta à beleza daquelas águas límpidas”.
É com essa imagem do pajé Kaxiwera que nos despedimos de Socorro. Enviamos nossos mais sinceros sentimentos de pesar aos familiares, colegas, alunas/os e amigas/os, com a certeza de que os caminhos abertos pela professora Socorro continuarão a florescer e a dar frutos e garantirão um país mais responsável e inclusivo em relação aos povos indígenas.
Vá em paz, Socorro! Seu nome ficará para sempre e simbolicamente inscrito naquela OCA.
Faculdade de Ciências Sociais - FCS/UFG
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS/FCS/UFG
Categorias: Notícia