live matheus livro

Autor em livro sobre experiências de doutorandos no México, aluno do PPGAS participa de live de lançamento

Com a participação do doutorando do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFG) Matheus França, será lançado nesta terça-feira, 4/5, em sessão remota (on-line), o livro Caminhos, Resistências e Identidades: vivências e pesquisas que conectam Brasil e México.

Haverá transmissão ao vivo a partir das 18 horas pelo canal do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ) no YouTube. Para acessar a sessão, basta clicar aqui no horário do evento.

Matheus França

Matheus França, aluno do PPGAS e autor de artigo sobre
experiência como doutorando no México

O evento reunirá as/os autoras/es e contará com a participação de Nelcy Mendes (coordenadora editorial) e da professora Estela Scheinvar (PPFH/UERJ).

O livro nasce da junção de pesquisadoras/es de instituições brasileiras que foram ao México com o objetivo de buscar maiores contribuições aos seus estudos de doutorado. Relatam, aqui, experiências e resultados epistemológicos, mas também encantamentos em meio às apreensões com escritas e documentações.

São 13 autoras/es descrevendo ou narrando suas pesquisas de campo em diversas áreas do conhecimento, ao mesmo tempo em que estabelecem um diálogo por aproximações e/ou divergências (de visões de mundo, de percepções do país e de sentimentos que afloraram nesse período).

Os relatos deste livro abrangem não somente os resultados de pesquisa que o intercâmbio trouxe para cada doutorando, mas, sobretudo, histórias que vão além do conteúdo acadêmico – histórias que carregam dificuldades, êxitos, encontros e afetos.

Matheus França está presente na edição com o artigo "La familia de la novia” – relato da experiência como figurante em uma telenovela mexicana. Doutorando em Antropologia Social, ele é mestre em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB) e cientista social formado pela UFG. Desenvolve atualmente sua tese tendo como campo de pesquisa a música sertaneja e a música de banda sinaloense, em trabalho financiado integralmente pela Capes.

Categorías: Notícia