ufg teste servidores covid

Contra a covid-19, UFG realiza testes em servidores e estudantes a partir do dia 13

A Universidade Federal de Goiás (UFG) vai realizr a testagem para covid-19 em servidores e estudantes nos dias 13, 14 e 17 de maio, das 9 às 16 horas, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Campus Samambaia.

O atendimento será feito pela equipe do projeto Tenda Itinerante nos formatos drive-thru e pedestre.

O protocolo adotado será o teste RT-LAMP de diagnóstico molecular da covid-19, que já foi sendo utilizado nas ações da Tenda. Podem fazer os testes estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, técnicos-administrativos e trabalhadores terceirizados, todos ligados à instituição. Inicialmente serão disponibilizados 600 testes.

O teste RT-LAMP detecta a presença do RNA do vírus Sars-Cov 2 na fase da infecção ativa, na mesma janela do teste RT-PCR (3 a 10 dias de sintomas), podendo também detectar o vírus em portadores assintomáticos. O grande diferencial é que o resultado do exame fica pronto mais rápido, sendo liberado no mesmo dia. 

A professora do Instituto de Química da UFG, Gabriela Duarte, destaca que essa testagem tem o objetivo de entregar para a comunidade acadêmica os frutos de uma pesquisa realizada na UFG.

Sobre o RT-LAMP, a pesquisadora explica que "o teste é útil para detecção rápida das pessoas infectadas e o isolamento das mesmas para contenção da disseminação do vírus. O teste desenvolvido por pesquisadores da UFG detecta também as novas variantes". 

Para a coordenadora do projeto Tenda Itinerante e diretora da FEN, Claci Rosso, "fazer essa testagem ampliada para professores, técnicos, estudantes da UFG com um teste genuinamente desenvolvido na UFG é algo que nos deixa muito felizes e orgulhosos".

O que é a tecnologia

A tecnologia denominada Protocolo UFG para teste RT-LAMP de diagnóstico molecular da covid-19 detecta a presença do RNA do vírus Sars sARS-CoV-2 durante o período de infecção ativa através da transcrição reversa seguida pela amplificação isotérmica mediada - RT-LAMP (do inglês: reverse transcription loop-mediated isothermal amplification) na análise de amostras de swab nasofaríngeo coletadas com swab estéril e acondicionadas em criotubos contendo solução salina.

Os resultados positivos para o teste são identificados por detecção visual mediante a observação de mudança de coloração das amostras. O protocolo UFG para teste RT-LAMP de diagnóstico molecular da covid-19 é uma alternativa aos métodos convencionais de RT-qPCR e apresenta as seguintes vantagens: requer um conjunto de aparato instrumental barato e facilmente encontrado em laboratórios de análises clínicas; o treinamento da equipe técnica para realização das análises e interpretação dos resultados é rápido; o tempo médio da análise para a obtenção do resultado final é de aproximadamente 50 minutos; possui confiabilidade dos resultados equivalente ao obtido por PCR; e apresenta grande potencial para aplicações mesmo em locais com pouca estrutura laboratorial.

O grupo de cientistas que criou o protocolo UFG para teste RT-LAMP de diagnóstico molecular da covid-19 é formado pela professora do Instituto de Química da UFG (IQ), Gabriela Rodrigues Mendes Duarte; a professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Elisângela de Paula Silveira Lacerda; e os pesquisadores Livia do Carmo Silva (ICB); Kézia Gomes de Oliveira (IQ); Geovana de Melo Mendes (IQ); Paulo Felipe Neves Estrela (IQ); Carlos Abelardo dos Santos (ICB); e Marcio Neres de Souza Junior (IQ). 

* Com informações da Secom/UFG.

Categorías: Notícia