
Aula Inaugural: As ciências sociais, o mundo social e as lutas sociais no Brasil de agora Carlos Brandão (30/07/2021)
Aula inaugural dos curso de Ciências Sociais da UFG com o Prof. Carlos Rodrigues Brandão (UNICAMP).
Neste dia 30/07/2021, às 09h30 (antes previsto para 09h), a Faculdade de Ciências Sociais recebe o Prof. Carlos Rodrigues Brandão (UNICAMP), na aula inaugural dos Cursos de Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado - matutino). Docente dos quadros dos programas de doutorado em Ciências Sociais e Antropologia da UNICAMP, o Prof. Brandão se aposentou em 1997 após três décadas de trabalho como professor.
Em sua larga experiência de estudos, ensino, pesquisa e extensão, dedicou-se principalmente aos temas da cultura, educação popular, educação ambiental, campo religioso, rituais populares. Sua trajetória é marcada pela efetiva atuação nos movimentos de Educação de Base e Cultura Popular no Brasil, desde a década de 1960, tendo coordenado a edição de cerca de oitenta livros nas áreas de antropologia, educação e literatura.
Membro do Conselho Internacional e consultor do Instituo Paulo Freire, é Professor Emérito da Universidade Estadual de Campinas e da Universidade Federal de Uberlândia, Doutor Honoris Causa da Universidad Nacional de Lujan (Argentina) e da Universidade Federal de Goiás.
Além do título de Doutor Honoris Causa na UFG, o Prof. Brandão já esteve na UFG em diferentes momentos, proferindo palestras ou como professor visitante. Sua relação com Goiás é muito próxima e outro dia disse em uma live que muito do que aprendeu “foi em Goiás e com gentes goianas, entre professores, militantes e camponeses”.
No ano de 1982, durante o 3º Encontro Nacional de Supervisores da Educação, realizado em Goiânia, proferiu a palestra A Questão Política do Trabalho Pedagógico, em evento que contou com a participação de Paulo Freire e com a produção de notas de apoio a professores que vinham sendo perseguidos à época.
Em texto de apresentação produzido por Yan Victor e adaptado por Gabriel Teodoro, para a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, os autores nos desafiam a levar a sério as "ideias Brandônicas”, em todo seu potencial inventivo e radicalidade. O Prof. Brandão provoca e questiona a neutralidade científica e nos convida à luta e à esperança:
Só é possível entender o saber do povo através do compromisso com a sua causa, com a sua luta, com a sua vida, com a sua esperança. Só há objetividade quando há esse envolvimento profundo e intenso, quando há um destino comum. O resto é ilusão, ainda bem que elaborada pelo nosso treino profissional para nos enganarmos”.
Em seu último livro lançado, Paulo Freire: tantos anos depois (2021), publicado pela Editora Wak (Disponível em: https://is.gd/g5GDOB) e escrito em torno da celebração dos “100 anos de Paulo Freire”, o Prof. Brandão dedica-se a tratar de dimensões pouco exploradas ou desconhecidas da obra de Freire, com quem conviveu após o seu retorno do exílio.A participação do Prof. Carlos Brandão é motivo de grande alegria e orgulho para todas/os. É se alimentar de esperança, direto da fonte.
A atividade, interligada à ação de extensão Ciclo de Debates das Licenciatura em Ciências Sociais, integra a Semana de Acolhimento de estudantes dos cursos de Ciências Sociais (matutino) e foi organizada pelas Coordenações da Licenciatura e do Bacharelado em Ciências Sociais e do Centro Acadêmico Florestan Fernandes.
A aula inaugural será transmitida pelo Canal da FCS no YouTube:
Categorias: NOTÍCIA