
Live da FCS com lideranças indígenas discutirá projeto de lei que ataca direitos dos povos originais
O projeto de extensão Voz das Comunidades, da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da UFG, promove, no dia 20 de agosto (sexta-feira) a roda de conversa Levante pela Terra: os povos indígenas contra o PL 490.
Em formato de live conduzida por liderança e advogados indígenas, estarão em discussão as ameaças aos direitos constitucionais indígenas com o projeto de lei 490, já aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.
O PL 490, entre outros pontos, prevê alterações nas regras e critérios de demarcação de terras indígenas, a inviabilização de demarcações e a abertura para empreendimentos de grande impacto na vida das comunidades, como a exploração hídrica, estradas, mineração e garimpo. O objetivo desta roda de conversa é proporcionar espaço de escuta e contribuir com a visibilização da posição e resistência dos povos indígenas para que seus direitos sejam respeitados.
Participarão da live Kretã Kaingang, Vilmar Guarany e Wainne Xerente.
Kretã Kaingang é cacique da aldeia Tupã Nhe’e Kretã (PR), coordenador da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) pela Região Sul e fundador do Levante pela Terra.
Vilmar Guarany é advogado, mestre em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás (PPGAS/UFG).
Leomar Wainne Xerente é cacique da aldeia Mrãiwahâ, da Terra Indígena Xerente (TO), indígena jurista, formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
A live será transmitida pelo canal da FCS no YouTube.
____________________________________
Evento: Roda de conversa Levante pela Terra: os povos indígenas contra o PL 490 (live)
Data e horário: 20/8, às 19 horas
Link para a live: https://www.youtube.com/watch?v=fkqpEuQd1Kw
* Haverá emissão de certificados de participação.
Catégories: NOTÍCIA