placa FCS

Em dia festivo, 3 inaugurações são entregues à comunidade da FCS e dos cursos de Humanidades

O dia 6 de dezembro entrou para a história da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) e da Universidade Federal de Goiás. E por três motivos, ou melhor, três inaugurações há muito aguardadas.

A espera mais antiga acabou quando foi descerrada a placa do Prédio de Humanidades 2, sede da FCS desde 2015. A obra teve início em 2009, mas problemas burocráticos atrasaram sua conclusão e só agora, 12 anos depois, foi oficialmente inaugurada.

placa FCS

No mesmo prédio, foi oficialmente entregue o Miniauditório Marielle Franco, uma homenagem merecida à vereador carioca executada a tiros em março de 2018 e cuja morte continua com mandantes impunes.

mini marielle

A terceira inauguração do dia – na verdade, a primeira, em ordem cronológica – foi a da Biblioteca Seccional das Humanidades, no pavimento superior do Prédio de Humanidades 1, que abriga a Faculdade de História (FH). No pátio ao lado foi realizada a solenidade, com a presença do reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil, e dos responsáveis pela direção das quatro unidades envolvidas: Maria de Souza Lima Santos, pelo Sistema de Bibliotecas (Sibi); Izabela Tamaso, pela FCS; Breno Mendes, vice-diretor da FH; e Anderson de Paula Borges, da Faculdade de Filosofia (Fafil).

izabela discurso

Todos discursaram, bem como também o ex-reitor da UFG Orlando Amaral, também responsável pelas obras. A cerimônia também contou com celebração especial pela memória do professor e historiador Noé Freire Sandes, que morreu no ano passado.

edward discurso

O evento reuniu gestores, docentes, técnico-administrativos e estudantes e foi encerrado com palavras da professora Luciana de Oliveira Dias, representando o Coletivo Rosa Parks, que reforçou a importante ressonância política e social de ter um espaço com o nome de Marielle Franco.

Bshu

Encerrada a solenidade, todos os presentes puderam oportunidade conhecer presencialmente as instalações da Biblioteca Seccional das Humanidades, do prédio das Humanidades 2 e do miniauditório Marielle Franco.

(Fotos: Carlos Siqueira / Secom-UFG)

 

Categorías: NOTÍCIA