termo posse

"É tempo de esperançar": solenidade de posse da nova Direção da FCS tem olhar para um futuro melhor

A segunda-feira, 10/1, foi um dia especial para a Faculdade de Ciências Sociais. Em meio ao tempo pandêmico e seus dramas, a primeira diretoria 100% feminina da FCS – com as professoras Izabela Tamaso e Camila Romero Lameirão, respectivamente diretora e vice-diretora) – deu lugar à chapa vencedora das últimas eleições, FCS pela Democracia, com Luiz Mello (diretor) e Camila Moraes (vice-diretora).

A solenidade de posse foi realizada no prédio da Reitoria da Universidade Federal de Goiás, no Campus Samambaia, a partir das 10 horas, com transmissão pelo canal da UFG no YouTube (clique aqui para acessar a íntegra da cerimônia).

Inicialmente a proposta era dar posse à nova diretoria no Miniauditório Marielle Franco, inaugurado em dezembro e nomeado em homenagem à vereadora e socióloga brutalmente executada em 18 de março de 2018.

sandramara luiz melo camila wichers
Professor Luiz Mello, em sua primeira fala como diretor: "As portas da FCS vão estar sempre abertas"

Por conta do recrudescimento da Covid-19 no mundo e no País, optou-se pelo modo remoto de solenidade, que foi liderada pela reitora em exercício, professora Sandramara Matias Chaves. Também compôs a mesa o ex-reitor Edward Madureira Brasil, cujo mandato se encerrou no último dia 6.

Após a leitura e assinatura do termo de posse, a professora Camila Romero foi a primeira a ter a palavra e agradeceu a oportunidade de ter assumido por dois anos e meio o cargo de vice-diretora – após a saída da professora Michele Franco, que havia sido eleita com Izabela.

Em seguida a nova vice-diretora da FCS, Camila Azevedo de Moraes Wichers, lembrou o convite feito por Luiz Mello para integrar a chapa e o desafio profissional e pessoal de assumir o cargo. Ela é a primeira docente do curso de Museologia, que já tem 11 anos, a compor a Direção da FCS.

camila romero izabela edward
Agora ex-diretora, Izabela Tamaso agradeceu nominalmente a toda a equipe de servidores técnico-administrativos

A professora Izabela Tamaso agradeceu a toda a comunidade acadêmica, a começar de suas duas vice-diretoras, primeiramente Michele Franco e depois Camila Romero. Depois, destacou nominalmente os servidores técnico-administrativos, com especial menção a Ramon Ataíde, coordenador administrativo e “escudeiro fiel”, em suas palavras. Também se mostrou grata aos docentes, especialmente coordenadores e coordenadoras de cursos, de áreas e comissões. No fim, uma nova menção muito especial à família e ao filho Lorenzo, que foi “conforto, humor, leveza e amor” durante seu tempo de gestão.

Assumindo o cargo por um segundo período – havia sido o primeiro diretor da FCS, de 2009 a 2014 –, o professor Luiz Mello destacou a figura da professora Sandramara, “que eu espero que seja nomeada esta semana”, como reitora eleita na última consulta à comunidade universitária. “Depois que passa uma eleição, somos diretores de toda a comunidade acadêmica, não só de quem votou na gente”, fez questão de ressaltar. Luiz Mello valorizou a vanguarda do respeito à diferença, da diversidade e da alteridade na universidade. “Isso foi algo que institucionalmente nossa unidade acadêmica propôs em nível de pós-graduação, com cotas para estudantes indígenas e negros, e depois a UFG se tornou a primeira federal do País a fazer reserva dessas vagas em todos os cursos de pós.”

Falando logo depois, o ex-reitor Edward Madureira agradeceu Izabela e Camila, que deixaram o cargo, e desejou um bom mandato à nova Direção. “Fiz questão de vir aqui e repetir algo que tenho dito nesse processo de deixar o cargo. Esses mandatos que se encerram junto com o mandato do reitor acabam tendo um vínculo muito forte com a gestão que está saindo. E eu não posso deixar de agradecer a vocês pela parceria, pelo compromisso, pela dedicação com que trataram as questões que vivenciamos.”

sandramara edward luiz mello
No exercício do cargo de reitora, Sandramara Chaves disse que aguarda sua nomeação como sucessora de Edward

Reitora em exercício, Sandramara Chaves desejou sucesso a Luiz e Camila Moraes. “Eu acredito que é extremamente importante, para os desafios que virão, essa postura de diálogo, de trabalho colaborativo para que tomemos as melhores decisões em prol da nossa universidade”. Ela tocou também no tema de sua nomeação como reitora. “Estamos aguardando confiantes a minha nomeação para que possamos dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido nesses últimos anos, para que a UFG continue crescendo cada vez mais e ocupando o seu papel no contexto de Goiás, do país e internacionalmente.”

A cerimônia se encerrou com a expectativa, por todos, de melhores dias para a instituição e o País. Em uma palavra da nova vice-diretora, citando Paulo Freire, “é hora de esperançar”.

Categorias: NOTÍCIA