visibilidade trans

29/1: Dia Nacional da Visibilidade Trans

No dia 29 de janeiro de 2004, mulheres trans, homens trans e travestis foram a Brasília lançar uma campanha, chamada “Travesti e Respeito”, visando a promoção da cidadania e dos direitos humanos.
O alcance da manifestação fez com que a data fosse instituída como o Dia Nacional da Visibilidade Trans – o dia internacional é 31 de março.
Desde 2014, na UFG vigora uma resolução que prevê o uso de nome social pelas pessoas de sua comunidade universitária e usuárias/os de serviços diversos, a exemplo do Hospital Universitário. É uma política pública que, desde então, se mostra como uma forma de buscar o que aquela manifestação de 18 anos atrás pedia.
A Faculdade de Ciências Sociais, de sua parte, faz questão de registrar em seu calendário esta data, tão significativa para a luta diária de travestis e transexuais por respeito e dignidade no País em que mais se matam pessoas que assim se percebem.
Mais do que registrar, no entanto, a FCS tem a honra de informar que três editais de seleção para a pós-graduação em 2022 (Antropologia Social, Performances Culturais e Sociologia) apresentam este ano reserva de vagas para pessoas trans, entre outras ações afirmativas.
Por fim, como comunidade acadêmica, nós da FCS chamamos a atenção para a vida e a integridade física e moral das pessoas trans, reiterando a necessidade de combate a todas as expressões da transfobia presentes, infelizmente ainda de maneira tão forte, na sociedade brasileira.

Categorias: NOTÍCIA