suzane alencar danilo rabelo

Parceria entre FCS e Cepae vence 12º Prêmio Rubens Murillo Marques

A dupla formada pela professora da FCS Suzane de Alencar Vieira e o professor Danilo Rabelo, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG), está entre os vencedores da 12ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques.

O objeto da premiação foi o projeto "Podcast Socializando: a produção do podcast como instrumento de formação de professores de sociologia e meio de aprendizagem criativa". Criado no segundo semestre de 2020 como um projeto de estágio docente ligado à disciplina Estágio Supervisionado 3, do curso de Ciências Sociais - Licenciatura, da Faculdade de Ciências Sociais da UFG, teve sua primeira temporada composta por sete episódios com temas relacionados às ementas das disciplinas de Sociologia do Cepae com abordagens didáticas orientadas para o contexto social dos estudantes.

suzane alencar danilo rabelo
Suzane Alencar (FCS) e Danilo Rabelo (Cepae)

As estratégias didáticas e a escolha dos conteúdos de cada ementa foram acompanhadas pelo professor preceptor do estágio e preparadas tendo em vista a situação então vivida pelos estudantes.

A segunda temporada está em construção e dois episódios estão em fase de edição. O tema da segunda temporada é "inclusão e democracia" e foi definido em reunião de equipe com objetivo de problematizar as desigualdades socioeconômicas, educacionais e as ações afirmativas e de inclusão da Universidade em ocasião dos 10 anos da lei federal nº 12.711/2012 (lei de cotas).

Iniciativa da Fundação Carlos Chagas (FCC), o Prêmio Rubens Murillo Marques valoriza professorxs dos cursos de licenciatura e divulga experiências formativas que contribuam para a aprendizagem da docência do futuro docente da educação básica.