
Nota de repúdio à tentativa de golpe de Estado contra a democracia brasileira
NOTA DE REPÚDIO
A FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FCS) da Universidade Federal de Goiás manifesta seu mais grave repúdio à barbárie perpetrada contra as instituições, contra o patrimônio público, contra o patrimônio artístico e cultural do País e, no aspecto mais abjeto de todos, contra a Democracia brasileira.
É preciso que se apurem e se punam, com todo o rigor da letra da lei, todos aqueles que conspiraram, financiaram e executaram a clara tentativa de golpe de Estado neste 8 de janeiro que entra para a história nacional como uma de suas páginas mais vergonhosas diante de toda a comunidade internacional.
São atos terroristas que mostraram o desprezo com o que há de mais sagrado na vida democrática: o resultado das eleições, livres e limpas, conforme sempre houve no Brasil desde sua redemocratização.
A Comunidade Acadêmica da FCS, como lugar de reflexões profundas sobre nossa sociedade, se sente especialmente agredida pela depredação física e pelo vandalismo moral resultantes da invasão dos prédios: Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal. Marca singular de Brasília para o mundo, o conjunto arquitetônico é, além de Patrimônio da Humanidade, o fruto da genialidade de um dos brasileiros mais brilhantes de todos os tempos, Oscar Niemeyer.
Que a rápida e necessária retomada das instalações de nossas instituições mais representativas seja seguida, portanto, de apuração e punição exemplares, para que nenhuma horda jamais sequer volte a sonhar que seja possível derrubar uma Democracia conquistada com sangue, lágrimas e sonhos de tantas e tantos.
Goiânia, 10 de janeiro de 2023
Faculdade de Ciências Sociais - UFG
Categories: NOTÍCIA