nota de repúdio aluna trans ppgas

Nota de repúdio à transfobia contra estudante do PPGAS/FCS/UFG

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) e a Faculdade de Ciências Sociais (FCS), da Universidade Federal de Goiás (UFG),  repudiam as agressões, as ofensas e os ataques transfóbicos, nas redes sociais, contra Larissa Engelmann, mestranda em Antropologia Social, em decorrência de uma palestra que ela realizou em uma escola estadual em Goiânia.

Manifestamos apoio à Larissa Engelmann que, além de ser uma estudante compromissada e uma pesquisadora muito competente, é também uma educadora que se dedica à relevante atividade de ensinar e transformar o ambiente universitário e escolar em um lugar mais acolhedor à diversidade, por meio de palestras, publicações e outras atividades acadêmicas.

Repudiamos quaisquer manifestações de transfobia, que é tipificada como um crime no Brasil. Aqueles/as que cometem tal crime devem receber as sanções cabíveis na lei e, portanto, exigimos a apuração de todas as responsabilidades na participação desses atos. Não à impunidade dos crimes de transfobia!

Reafirmamos, por fim, a urgência de se transformar, de fato, a sociedade para que pessoas trans e travestis não sejam desrespeitadas, violentadas, vulnerabilizadas, atacadas e assassinadas, sobretudo em contextos educacionais. É preciso darmos um basta à transfobia e essa luta é coletiva por transformação social!

Goiânia, 14 de março de 2023
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/PPGAS