
Morre professor Carlos Rodrigues Brandão, referência das Ciências Sociais e ex-professor do ICHL/UFG
As Ciências Sociais estão de luto: o professor Carlos Rodrigues Brandão, uma das maiores referências da área no País, morreu nesta terça-feira, 11/7, aos 83 anos. Durante muitas décadas, ele teve vínculo estreito com a Universidade Federal de Goiás (UFG), onde exerceu várias funções, e por longos períodos, entre 1969 e 2004.
Carlos Rodrigues Brandão: referência das Ciências Sociais
Foto: Igor Sperotto
No antigo Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), atuando pelo departamento que deu origem à Faculdade de Ciências Sociais (FCS), foi professor de 1968 a 1975. Na faculdade, participou de bancas na graduação e na pós-graduação e o Núcleo de Estudos de Religião (NER), hoje coordenado pelo professor Flávio Sofiati, ganhou seu nome.
Em 2010, ganhou o título de Doutor Honoris Causa da UFG. Entre as outras funções que exerceu na instituição, foi chefe do Departamento de Sociologia e Psicologia da Faculdade de Educação e diretor do Museu Antropológico.
Brandão era amigo do educador Paulo Freire e uma frase "aproximou" ainda mais os dois: “A educação não muda o mundo. A educação muda as pessoas. As pessoas mudam o mundo.” Ela foi retirada de um depoimento no qual ele fazia referência ao patrono da educação brasileira. A mensagem original diz: “Paulo sabia bem que, por si só, a educação não muda o mundo. A educação muda as pessoas. E são as pessoas que mudam o mundo”. Essa mensagem foi publicada no livro Paulo Freire, educar para transformar: fotobiografia, de Carlos Rodrigues Brandão.
O NER emitiu uma nota de pesar, publicada em seu perfil no Instagram:
Pela FCS, o registro da última atividade do professor Carlos Rodrigues Brandão se deu em 2021, ele foi o convidado para ministrar a Aula Inaugural dos curso de Ciências Sociais. Confira a íntegra do evento clicando aqui.
Catégories: NOTÍCIA