forró sebastião 2

Professores da FCS apresentam o forró à comunidade acadêmica em aula-espetáculo

O Auditório Lauro de Vasconcelos, no prédio Humanidades 1 (H1), no Campus Samambaia, recebe nesta sexta-feira, 8/12, a partir das 9 horas, a aula-espetáculo “O Forró e a Invenção do Nordeste”

O evento é aberto ao público em geral, mas também conta para as disciplinas de graduação Cultura, Identidade e Estado Nação, do curso de Relações Internacionais, e Antropologia, dos cursos de Jornalismo e História, que estão sob responsabilidade, respectivamente, dos professores Sebastião Rios e Glauber de Lima, ambos da Faculdade de Ciências Sociais (FCS).

Em associação com a disciplina da pós-graduação em Direitos Humanos Escravidão: histórias, consequências, reparações, ministrada pela professora Helena Esser, da Faculdade de Filosofia (Fafil) e pelo professor João Roriz, da FCS.

“O forró e a invenção do Nordeste” se trata de uma apresentação didática em que são esmiuçados os vários ritmos do estilo (xote, xaxado, baião, forró, arrasta pé, coco), de clara matriz afro-brasileira. São mostrados também alguns ritmos afins. Na contextualização sócio-histórica, é focado o tema da constituição da percepção do Nordeste como espaço social, geográfico e político dotado de especificidade e a migração nordestina para o Centro-Sul, trazendo sua bagagem cultural.

Categorias: NOTÍCIA