60 anos cs notícia

60 anos do curso de Ciências Sociais da UFG! Muito a celebrar, muito a desbravar

Em 1º de março de 1964, começaram as aulas da primeira turma do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG), estruturalmente marcado pelo golpe civil-militar impetrado no final daquele mesmo mês. Seis décadas de resistências, esperanças, realizações, desafios e muitas encruzilhadas no horizonte.

O momento é de celebrar essa longa história, que marcou e continua marcando a vida de milhares de pessoas, a partir do trabalho de docentes, técnico-administativas/os e egressas/os do curso, em Goiás e mundo afora.  Ao longo desse ano de 2024,  serão realizadas várias atividadades com o objetivo de comemorar esse Jubileu de Diamante e ressaltar os muitos caminhos e trajetórias influenciados pelas Ciências Sociais produzidas na UFG.

O início dessas comemorações será no dia 04 de abril de 2024, quando serão entregues os títulos de professor/a emérito/a da UFG para três professor/as aposentado/as que atuaram de maneira marcante, por décadas, no curso de Ciências Sociais, inicialmente como estudantes e depois docentes: Dalva Borges de Souza, da área de Sociologia, Itami Campos, da área de Ciência Política, e Nei Clara de Lima, da área de Antropologia.

Por ocasião dessa solenidade, também será divulgada publicamente a listagem de todas/os os egressas/os dos cursos de Cências Sociais da UFG, por turmas, no período de 1967 a 2023, que ficará disponível na página institucional da Faculdade de Ciências Sociais (www.fcs.ufg.br) e em nossas redes sociais.

Em junho de 2024, será inaugurada exposição organizada por estudantes do curso de Museologia da UFG, sob supervisão da Profa. Barbara Yanara, com o objetivo de registrar e resgatar parte dessa importante história dos 60 anos do curso, que será acompanhada de catálogo digital, de maneira a ampliar no espaço e no tempo o alcance das memórias narradas.

E na primeira quinzena de dezembro, será realizado o colóquio “60 anos de Ciências Sociais da UFG: resistências, realizações e horizontes, no Auditório Marielle Franco, da Faculdade de Ciências Sociais da UFG, Campus Samambaia, contando com a participação de egressas/os, estudantes, docentes e técnico-adminsitrativas/os com fortes laços com a história do curso.

No plano dos desejos e das possibilidades condicionadas pelas circunstâncias materiais, esperamos ainda organizar uma coletânea de artigos em formato de livro e também realizar um minidocumentário, ambos com foco na história e nos horizontes do curso de Ciências Sociais da UFG. Mas essas iniciativas e outras estão condicionadas à disponibilidade de recursos financeiros e à participação ativa de nossa comunidade acadêmica no processo.

Para quem acha que pode nos ajudar com novas ideias para a celebração desses 60 anos e/ou na concretização das ideias que ainda dependem de apoio material, sugerimos que entre em contato com a Comissão de Egressas/os do Curso de Ciências Sociais da UFG (cs60ufg@gmail.com) e/ou nos ajude por meio da Vakinhaon line (https://campanhadobem.com.br/campanhas/celebracao-dos-60-anos-do-curso-de-ciencias-sociais-ufg#/).

Vida longa a todas as pessoas que fizeram e fazem parte desse histórico aniversário e que o curso de Ciências Sociais da UFG possa cada vez mais ampliar seu lugar fundamental de matriz de pensamento crítico, compromisso com a justiça social e defesa incondiconal da vida humana e de todas as outras espécies do nosso Planeta.

Goiânia, 08 de março de 2024.

Comissão Organizadora das Celebrações dos 60 Anos do Curso de Ciências Sociais da UFG.