nota de repudio 20.03.png

Nota de Repúdio

A Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (FCS/UFG), por meio de seu Conselho Diretor, manifesta seu repúdio diante da determinação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) do Estado de Goiás, que indicou o recolhimento da obra “O Avesso da Pele”, do escritor Jeferson Tenório, das escolas estaduais.

Em 2021, tal obra venceu o Prêmio Jabuti, considerado o mais importante da literatura brasileira, tendo sido selecionada, no ano seguinte, para distribuição escolar pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do Ministério da Educação (MEC).

Publicado em 2020, o livro narra a história de Pedro, que teve o pai assassinado em uma abordagem policial. A justificativa para a determinação de recolher a obra foi baseada numa interpretação distorcida e descontextualizada de trechos isolados, em um discurso que afirma que a obra apresenta “expressões impróprias” para menores de 18 anos. Entretanto, deve-se destacar que o livro passou por análise de professoras/es e pesquisadoras/es que fazem parte do banco de avaliadores do MEC, feita previamente asua inserção no PNLD. O livro tem o mérito de abordar questões raciais que vão desde o racismo estrutural à violência policial, bem como trata da fetichização e sexualização de corpos negros. Reconhecida no campo literário, a referida obra também se coloca como importante vetor para debates qualificados acerca do racismo no país, contribuindo com a formação humanística de estudantes.

Retirar livros que contribuem para a formação da juventude goiana nas salas de aula é ato censório. Ademais, tal ação de censura fere a autonomia didática e pedagógica das instituições educativas, não sendo condizente com uma sociedade democrática.

Faculdade de Ciências Sociais da UFG, aos 20 dias do mês de março de 2024.