Profª Suzane Vieira vence Prêmio Jabuti Acadêmico
A professora Suzane de Alencar Vieira, professora da FCS e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFG) conquistou o prêmio Jabuti Acadêmico 2024 na categoria Antropologia, Sociologia, Demografia, Ciência Política e Relações Internacionais, por seu livro, Entre Risos e Perigos - Artes da resistência e ecologia quilombola no Alto Sertão da Bahia, que foi publicado pela editora 7Letras. A cerimônia de premiação foi realizada nesta terça-feira, 6/8, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
A obra de Suzane traz uma etnografia sobre a luta e a ecologia política de comunidades quilombolas em Caetité, município da Bahia. Habitantes do semiárido baiano há séculos, os quilombolas se estabeleceram em terras evitadas pela plantation agroexportadora, fugindo do cativeiro e das disputas por terra, marcas da história brasileira.
O livro retrata como o desenvolvimento ameaça a comunidade. Em 2000, a mineração de urânio e a produção de yellowcake, essencial para combustível de usinas e armas atômicas, instalam-se na região, trazendo uma contaminação invisível, que Suzane aborda em sua escrita. "Muitas batalhas nessas páginas, muitos risos e perigos....muita gente caminhando comigo nesta jornada. Uma linda surpresa!", disse a professora, sobre ser finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico.
O concurso está em sua primeira edição e tem uma categoria específica focada em obras acadêmicas e científicas. No intuito de reconhecer e valorizar produções intelectuais e científicas, contempla publicações que contribuem para o avanço do conhecimento em diferentes áreas do saber.
(com Secom/UFG)
Categorias: NOTÍCIA