mesa abertura 7simposio

7° Simpósio Internacional da FCS movimenta semana da UFG

Transmitido pela TV UFG, evento de abertura foi inclusivo e teve homenagem póstuma à professora Janine Collaço

Uma conferência da professora Joseania Miranda Freitas, titular do curso de Museologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi a primeira atividade acadêmica do 7º Simpósio Internacional da Faculdade de Ciências Sociais (FCS/UFG), na manhã da quarta-feira (11/9). O momento teve a professora e vice-diretora da FCS/UFG, Camila Azevedo de Moraes Wichers, como mediadora. A pesquisadora da UFBA apresentou o tema “Amefricanidades transatlânticas: lições contra-hegemônicas do passado para o enfrentamento das colonialidades do presente”, diante de uma plateia atenta no Auditório Lauro de Vasconcellos, no prédio Humanidades 1.

joseania e camila w 7s
Camila Moraes apresenta a palestrante, profª Joseania Miranda

A solenidade de abertura foi apresentada por Gabriela Vieira, deficiente visual e cerimonialista do evento, que contou também com tradução simultânea para Libras e foi transmitida ao vivo pelo canal da UFG no YouTube (clique aqui para assistir a íntegra da cerimônia).

luiz e gabrela
Luiz Mello acompanha a cerimonialista Gabriela Vieira

A mesa de abertura foi composta pela professora Luana Ribeiro, pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, que representou a reitora Angelita Pereira; professora Luciana Dias, Secretária de Inclusão da UFG; professora Luciene Dias, como representante da comissão organizadora do simpósio; professor Marivaldo Divino Ribeiro, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da UFG; e professor Luiz Mello, diretor da FCS/UFG. Antes dos integrantes da mesa tomarem a fala, houve uma homenagem à professora da FCS Janine Helfst Leicht Collaço, que faleceu no dia 5/9. O momento solene foi liderado pelo PPGAS e pela área de Antropologia da faculdade.

homenagem janine 7s
Professora Suzane Vieira fala durante homenagem do PPGAS e da área de Antropologia à professora Janine Collaço

Atividades artísticas

A abertura oficial foi precedida por atividades artísticas. Na noite de terça-feira (10/9), no Centro Cultural UFG, na Praça Universitária, houve a apresentação do espetáculo Contos do Cativeiro, produzido pelo Orum Aiyê Quilombo Cultural e tendo à frente o ator Marcelo Marques. Já na manhã de quarta, antes da conferência, a coreografia Cumplicidade, com a interpretação da dupla Ana Beatriz e Vanessa Dalla Dea, comoveu a plateia no auditório. A performance, dirigida por Marlini Dorneles, faz parte do repertório do grupo de dança Diversus, da UFG e conta a história de uma mulher com síndrome de Down em sua relação com a mãe por toda a vida.

duo vanessa e filha 7s
Vanessa Dalla Dea e Ana Beatriz, mãe e filha, em "Cumplicidade"

O 7º Simpósio da FCS, com o tema “Não se Seca a Raiz de quem tem Sementes": desafios contemporâneos e saberes do Sul Global”, segue até esta sexta-feira (13/9), com várias atividades – mesas-redondas, minicursos, grupos de trabalho e rodas de conversa –, sempre concentradas no Campus Samambaia. A conferência de encerramento terá a professora Amaya Querejazu Escobari como palestrante do tema “Enraizar a semente: saberes do Sul para a transformação planetária”. A mediação será do professor Rafael Bittencourt, do curso de Relações Internacionais da FCS/UFG.

plateia abertura 7s
Plateia da abertura no Auditório Lauro de Vasconcelos

No sábado, como um pós-evento, haverá às 9 horas uma visita ao Sertão Negro, Ateliê e Escola de Artes, no bairro Shangri-lá, vizinho ao campus. O espaço é o local de trabalho artístico de Dalton Paula, que cedeu peças de sua obra “Do silêncio à cura” para as artes gráficas do evento.

Categorías: NOTÍCIA