participantes do colóquio  60 anos de ciências sociais

Conheça as/os participantes da Mesa-Redonda 1 do nosso Colóquio de 60 anos

Conheça as/os participantes das Mesas-Redondas do nosso Colóquio “60 anos de Ciências Sociais na UFG – histórias, desafios e horizontes”, que acontecerá no dia 11/12, quarta-feira, a partir das 8h30.

Serão temas urgentes e fundamentais na atualidade e você é nossa/o convidada/o.

arte com fundo rosa e tons esverdeados com os participantes da mesa-redonda 1 Arte com fundo rosa e tons esverdeados com a foto de Denise Paiva e a seguinte biografia:Graduada em Ciências Sociais UFG (1986), mestrado em Ciência Política UFRGS (1991) e doutorado em Ciência Política USP (2001). Professora Titular aposentada da UFG.

 

Arte com fundo rosa e tons esverdeados com a foto de AVAA SANTIAGO e a seguinte biografia:Aava Santiago Aguiar é Socióloga (UFG), vereadora por Goiânia, ativista pela escola pública e pelos direitos das mulheres, evangélica pela laicidade. Idealizadora da Frente Intermunicipal de Mulheres Pelo Fim da Violência Política de Gênero. Em seu primeiro mandato reestruturou a Ouvidoria da Mulher da Câmara de Goiânia e foi a principal voz de oposição ao prefeito. Foi reeleita como a mulher mais votada da história de Goiânia. É mãe do Davi e esposa do Gui.

Arte com fundo rosa e tons esverdeados com a foto de Elder Pereira Diase a seguinte biografia:Graduado em Comunicação Social - Jornalismo (1994) e com mestrado em Estudos Linguísticos (2005) pela UFG, onde é servidor técnico-administrativo desde 1993. É da equipe da Secretaria de Graduação da FCS, onde também é coordenador de Comunicação. Como jornalista, passou pelas áreas de Reportagens Especiais, Esporte, Capa e Política. Compõe a equipe da Editoria de Vida Urbana do jornal O Popular, com foco voltado a reportagens sobre meio ambiente e mudanças climáticas.
Arte com fundo rosa e tons esverdeados com a foto de Francisco Itami Campos e a seguinte biografia:Doutor em Ciência Política, USP, 1986. Mestre em Ciência Política, UFMG, 1975. Licenciado em Ciências Sociais, UFG, 1967. Aluno da 1ª turma de Ciências Sociais (1964-1967). Diretor do ICHL/ FCHF/UFG (1994-1998). Professor Titular da UFG, Aposentado. Professor Emérito da UFG, 2024. Membro da Academia Goiana de Letras, Cadeira 39. Membro do IHGG. Cidadão Goiano, Lei Nº 16.472/2009. Professor Titular da UniEVANGÉLICA. (1999-2019). Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UniEVANGÉLICA (2006-2016). Arte com fundo rosa e tons esverdeados com a foto de Natália Aguiar e a seguinte biografia:Analista de pesquisas eleitorais, de opinião pública e de mercado. Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás; Mestra e Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, com estágio de pesquisa na Universidade Católica de Leuven, na Bélgica. Goiana, mulher e pesquisadora de temas ligados a igualdade política, justiça social e arte e cultura.

-

arte com fundo rosa e tons esverdeados com os participantes da mesa-redonda 2 Arte com fundo rosa e tons esverdeados com a foto de Jaqueline Pereira de Oliveira e a seguinte biografia:Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (2007). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2010). Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2015). É professora adjunta da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás. Seus estudos e pesquisas envolvem temas ligados à interseccionalidade de gênero e raça na educação e no mundo do trabalho.
Arte com fundo rosa e tons esverdeados com a foto de Ana Júlia Rodrigues e a seguinte biografia:Graduação em Ciências Sociais (FCS –UFG), Especialização em Políticas Públicas e Mestrado em Sociologia (UFG), Doutorado em Sociologia (UnB). Professora Universitária da rede privada, na graduação e na pós-graduação (Faculdade Centro- Oeste e Faculdade Unidade de Campinas). Militante do feminismo, dos direitos humanos e LGBTQIAPN+. Arte com fundo rosa e tons esverdeados com a foto de Arquimedes Belo Paiva e a seguinte biografia:Pós-doutor em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB) e Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Membro da Carreira Federal de Gestão, Planejamento e Infraestrutura em Ciência e Tecnologia onde, atualmente, exerce a função de Gerente de Plataformas e Serviços Digitais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Arte com fundo rosa e tons esverdeados com a foto de Molzer Felix e a seguinte biografia:Molzer Felix graduanda em Ciências Sociais - Políticas Públicas pela Faculdade de Ciências Sociais da UFG. Pessoa trans não binária, é cofundadora do Coletivo Xica Manicongo e já atuou como presidenta do Centro Acadêmico de Ciências Sociais e Políticas Públicas por duas gestões. Militante ativa no movimento estudantil, Molzer, dedica-se à luta por uma educação inclusiva e acessível para todes. Também é mãe de duas cachorrinhas, Maggy e Pinã, que são suas grandes companheiras. Arte com fundo rosa e tons esverdeados com a foto de Waldemir Rosa e a seguinte biografia:Waldemir Rosa é Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás – UFG, mestre e doutor em antropologia social, respectivamente pela Universidade de Brasília – UnB e pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – MN-UFRJ. Atualmente é professor de antropologia na Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA, e ocupa a função de Coordenador do Curso.

arte com fundo rosa e tons esverdeados com os participantes da mesa-redonda 2 imagem abstrata verde e coral com o seguinte texto: mesa-redonda 3: Crise Ambiental e Urgências Climáticas: saberes e tradições para reinventar o MundoArte com fundo rosa e tons esverdeados com a foto de Mônica Thereza Soares Pechincha e a seguinte biografia:Mônica Thereza Soares Pechincha: Professora associada da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás.  Graduada em Ciências Sociais pela UFJF e mestre e doutora em antropologia pela UnB. Atual coordenadora do curso de Bacharelado em Ciências Sociais e vice-diretora da Faculdade de Ciências Sociais
imagem abstrata verde e coral com o seguinte texto: mesa-redonda 3: Crise Ambiental e Urgências Climáticas: saberes e tradições para reinventar o MundoArte com fundo rosa e tons esverdeados com a foto de Jeronilson Quirino da Silva e a seguinte biografia:Quilombola Kalunga da comunidade Prata Vão do Moleque, com bacharelado em Ciências Sociais - Políticas Públicas, pela Universidade Federal de Goiás, e licenciatura em Pedagogia, pelo Centro Universitário Alfredo Nasser. Sua experiência inclui trabalho como servidor público na Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social, especificamente na Superintendência da Igualdade Racial. Além disso, cursa mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Goiás, com uma pesquisa que aborda a atuação do Estado e a construção de políticas públicas direcionadas às comunidades quilombolas Kalunga. imagem abstrata verde e coral com o seguinte texto: mesa-redonda 3: Crise Ambiental e Urgências Climáticas: saberes e tradições para reinventar o MundoArte com fundo rosa e tons esverdeados com a foto de Mauro Oliveira Pires e a seguinte biografia:Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1992), mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília - UnB, e doutorando em desenvolvimento sustentável pela UnB, servidor público, analista ambiental e, atualmente, Presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. 
imagem abstrata verde e coral com o seguinte texto: mesa-redonda 3: Crise Ambiental e Urgências Climáticas: saberes e tradições para reinventar o MundoArte com fundo rosa e tons esverdeados com a foto de Pedro Baima e a seguinte biografia:Pedro Baima é graduado em Biologia e Ciências Sociais, é mestre e doutor em Antropologia Social. Atualmente é Analista em Obras e Urbanismo da Prefeitura de Goiânia, Diretor Técnico da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente, e representante da Associação Brasileira de Antropologia no Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro, seccional Goiás. imagem abstrata verde e coral com o seguinte texto: mesa-redonda 3: Crise Ambiental e Urgências Climáticas: saberes e tradições para reinventar o MundoArte com fundo rosa e tons esverdeados com a foto de Mônica Thereza Soares Pechincha e a seguinte biografia:Antropóloga, mãe, pesquisadora e professora da Faculdade de Ciências Sociais e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFG. Graduada em Ciências Sociais pela UFG (2007), mestre em Antropologia Social pela Unicamp (2010) e doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ (2015).

-

arte com fundo rosa e tons esverdeados com os participantes da mesa-redonda 4 Arte com fundo rosa e tons esverdeados com a foto de Izabela Maria Tamaso e a seguinte biografia:É professora Associada 4, da UFG e tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em patrimônios culturais, antropologia urbana, antropologia do lugar, memória, performances culturais, narrativas visuais e decolonização dos patrimônios. É vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/FCS - UFG). É coordenadora do NIPAM (Núcleo Interdisciplinar em Patrimônios, Artes e Memórias). Realizou estágio pós-doutoral no CRIA – ISCTE, em Lisboa (Portugal), entre 2022 e 2023.
Arte com fundo rosa e tons esverdeados com a foto de Francirosy Campos e a seguinte biografia:Francirosy Campos Barbosa é antropóloga, mestra e doutora em Antropologia pela Universidade de São Paulo. Livre Docente no Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), docente do Programa de Pós em Psicologia da FFCLRP e do Programa de Pós em Antropologia/FFLCH. Coordenadora do Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes (GRACIAS-USP), foi Visiting Scholar na University of Oxford. É Bolsista Produtividade CNPq (PQ-2). Arte com fundo rosa e tons esverdeados com a foto de Jesus Contreras Hérnandez e a seguinte biografia:Catedrático emérito de Antropologia Social (Universitat de Barcelona). Realizou trabalho de campo nos Andes peruanos e na Espanha. Autor de duzentos artigos e cerca de vinte livros. Entre suas últimas publicações, destacam-se: História e Antropologia da Alimentação (Barcelona, 2018) e Continuaremos sendo o que comemos? (Barcelona, 2022).
Arte com fundo rosa e tons esverdeados com a foto de Mônica Abdala e a seguinte biografia:Mônica Chaves Abdala é Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Professora Titular aposentada do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolve pesquisas com ênfase nas áreas de Sociologia e História da Alimentação, assim como orienta e pesquisa temas relativos à Antropologia da Alimentação, artes têxteis, saberes e práticas das culturas populares, identidades regionais e de gênero. É autora do livro Receita de Mineiridade e de artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior. Arte com fundo rosa e tons esverdeados com a foto de Vagner Gonçalves e a seguinte biografia:Professor associado (livre docente) e pesquisador do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós- Graduação em Antropologia Social da USP. Pós-doutor pela Harvard University e pela City University of New York (2009). Desenvolve pesquisas na área das populações afro-brasileiras, enfocando temas como religiosidade, artes afro-brasileiras e representação etnográfica . É coordenador do CERNe - Centro de Estudos de Religiosidades Contemporâneas e das Culturas Negras, da USP.

Catégories: NOTÍCIA