noticia5414.jpg

XIII Semana de Ciências Sociais: EVENTOS COM VAGAS

Inscreva-se nos GTs, mini-curso, oficina e exposição da XIII Semana

 

 XIII Semana de Ciências Sociais
"SEM FRONTEIRAS"

EVENTOS COM VAGAS
Inscrições até o dia 2 de novembro, às 18:00h!
(informações sobre o GT 10 inseridas em 22/10)

 

1. GTs

Os resumos para inscrição nos GTs devem ser compostos em até 10 linhas, Times New Romam, 12, e enviados para o e-mail do proponente do GT.

GT 01 – MÚSICA E SOCIEDADE
Proponente: Hemerson Ferreira dos Santos Júnior (Mestrando em Sociologia/UFG)
E-mail: hemerj@bol.com.br

Ementa: Os estudos sociológicos ocuparam-se das dimensões de apropriação e produção da música sugerindo interpretações das manifestações culturais e estabelecendo relações entre vida social e música. Essas abordagens ofereceram instrumentos analíticos que se constituíram como referência para a sociologia da música. Todavia, significativas mudanças na organização da sociedade e o deslocamento das investigações para as experiências sociais não fundamentadas na herança ocidental exigiram a revisão e ampliação da literatura. Desse modo, conceitos como o de cena musical, experiência sonora, campo, alegoria, performance e significado compuseram o arcabouço teórico utilizado pelos estudiosos da música. O GT propõe a discussão dos estudos da música agrupando pesquisas e propostas que fundamentam a relação entre música e perspectivas sociológicas/antropológicas.

Dia: 12/11/2007    Horário: 14h.    Vagas: 08    Local: sala CS-2

 

GT 02 – IDENTIDADES, GÊNERO E RAÇA
Proponentes: José Estevão e Jéferson Moreira (Mestrandos em Sociologia/UFG)
E-mail: estevaoufg@yahoo.com.br

Ementa: Neste GT pretende-se reunir trabalhos de discussão teórica e investigação empírica sobre os processos de construção e transformação identitária relacionados a gênero, raça e suas interseccionalidades (ou não) com as dimensões da sexualidade, de classe, de geração e outras. Partimos da compreensão de que essas categorias identitárias são construções socioculturais que orientam nossas ações e práticas cotidianas, a partir de discursos formulados em torno das políticas da diferença, da igualdade e do reconhecimento, nos campos de luta pela cidadania e pelos direitos humanos. São esses discursos-práticas que entendemos como centrais para a manutenção/transformação de estruturas de preconceito e hegemonias, que se manifestam especialmente no âmbito da escola, da família, da religião e das artes/literatura.

Dia: 12/11/2007    Horário: 14h.    Vagas: 08    Local: sala CS-3

 

GT 03 – CULTURA, ETNIA E GÊNERO
Proponente: Thais Alves Marinho (Mestranda em Sociologia/UFG)
E-mail: thais_marinho@hotmail.com

Ementa: O GT pretende reunir estudos sobre etnicidade, questões raciais, de gênero e sobre processos de formação identitária e cultural. O foco analítico desse grupo são as re-configurações contemporâneas da cultura a partir de confrontações culturais novas ou renovadas que demandam, em diversos domínios, o reconhecimento da identidade a partir de diversas lógicas de (re)produção da diferença nas interfaces étnicas e de gênero, incluindo os processos simbólicos e culturais. A reflexão sobre o conjunto de fenômenos sociais relacionados aos conflitos entre visões de mundo que normatizam as condutas étnicas, culturais, sexuais e os padrões de corporalidade socialmente aceitos e legitimados, contribuem significativamente para ampliar o rol de conhecimento acerca da configuração cultural e política brasileira.

Dia: 12/11/2007    Horário: 14h.    Vagas: 08    Local: sala CS-4

 

GT 07 – TEORIA SOCIAL E MODERNIDADE DA SOCIEDADE BRASILEIRA
Proponentes: Francisco C. E. Rabelo e Joaze Bernardino Costa (Professores DCS/UFG)
E-mail: rabelo@fchf.ufg.br

Ementa: A presença dessa temática, pela segunda vez, na Semana de Ciências Sociais, agora como GT, tem em vista a ampliação e consolidação do debate em torno do que, inicialmente, compõe uma das linhas de pesquisa do Programa de Mestrado em Sociologia. A proposta do GT, portanto, quer capitalizar os esforços que são desenvolvidos por parte de pesquisadores iniciantes em pesquisa (graduandos), mestrandos e pesquisadores experientes no sentido de construírem possibilidades interpretativas da sociedade brasileira. Não há restrições de temáticas e nem de enfoques teórico-metodológicos e, a rigor, nem de fronteira geopolítica, considerando a porção diaspórica da sociedade brasileira. Por sua vez, a idéia de modernidade também não pretende ser um empecilho à reflexão das experiências múltiplas que são vivenciadas no Brasil contemporâneo, mas apenas sugerir a perspectiva transcendental que as animam.

Dia: 13/11/2007    Horário: 14h.    Vagas: 08    Local: sala CS-3

 

GT 08 – MÍDIA E POLÍTICA
Proponente: Heloisa Dias Bezerra (Professora DCS/UFG)
E-mail: heloisadias@fchf.ufg.br

Ementa: O conceito de sociedade civil (Arato e Cohen; Habermas) minimiza, mas não equaciona o problema da esfera pública enquanto lugar de operacionalização das vontades individuais e coletivas. No mesmo campo de problemas, o conceito de agenda setting/agenda building surgiu como referência analítica na área de estudos em comunicação política, relacionado à capacidade de agendamento dos meios de comunicação tanto em relação aos indivíduos quanto aos atores políticos (partidos e governos). Neste GT pretendemos oferecer espaços de reflexão e discussão de pesquisas na área de política, opinião pública e processos midiáticos, em qualquer estágio do projeto, em nível de graduação e pós-graduação.

Dia: 13/11/2007    Horário: 14h.    Vagas: 03    Local: sala CS-4

 

GT 09 – DIVERSIDADE RELIGIOSA OFF LIMITS: visibilidades e desafios teórico-metodológicos
Proponente: Ivanilde G. de Moura (Professora DCS/UFG)
E-mail: moura_ig@hotmail.com

Ementa: O objetivo do GT é a apresentação e discussão de conteúdos identificadores da organização de experiências religiosas em suas diversas modalidades. Essa visibilidade dos conteúdos que norteiam/orientam práticas e discursos religiosos e definem universos simbólicos e identidades, demonstram, por um lado, a diversidade religiosa e por outro explicitam os desafios teóricos para as ciências sociais desde a redefinição do conceito de religião.

Dia: 13/11/2007    Horário: 14h.    Vagas: 04    Local: sala CS-5

 

GT 10 – OS LABORATÓRIOS NO DCS: metodologia, pesquisa e prática como componente curricular
Proponente: Jordão Horta Nunes (Professor DCS/UFG)
E-mail: jordao.fchf.ufg@gmail.com

Ementa: Pretende-se apresentar, neste GT, pesquisas, atividades e realizações que envolveram os laboratórios LIST e LAMPCS nos últimos anos: treinamento, organização de acervo, produção de bases de dados, apoio a projetos de pesquisa, experimentos didático-pedagógicos. Destacam-se também os experimentos didático-pedagógicos, a exemplo de práticas como componentes curriculares realizadas em disciplinas como Laboratório de Didática e Prática de Ensino e Métodos e Técnicas de Pesquisa Social, ministradas pelos professores Francisco Rabelo e Jordão Horta Nunes, além de projetos de pesquisa em andamento em que houve integração com os dois laboratórios.

Dia: 13/11/2007    Horário: 14h.    Vagas: 08    Local: sala CS-6

 


 

2. MINI-CURSO

ANTROPOLOGIA DOS PATRIMÔNIOS
Proponente: Isabela Tamaso (Doutoranda/UnB)

Ementa: A conservação patrimonial assumiu, na última década, uma importância inédita nas investigações antropológicas. Entretanto, muito antes que o patrimônio passasse a ser um tema que “anda no ar do nosso tempo” (parafraseando Bourdieu), já vinha sendo objeto de investigação de alguns antropólogos, que por convicção se dedicaram ao tema, muito embora ele ainda fosse subalterno. Este mini-curso visa apresentar uma síntese dos mais importantes trabalhos antropológicos sobre os patrimônios, a partir da década de oitenta. Produzidos seja no Brasil, seja em outros países, estas análises foram importantes balizas para as investigações que se seguiram e que deram origem à popularização acadêmica do “patrimônio imaterial”.

Dias/Horários: 12/11/2007, 14 às 17:30h.  13/11/2007, 14 às 16:00h.
Vagas: 25    Local: sala CS-1
Inscrição: Secretaria do DCS

 


3. OFICINA

FOTOS PELO FURO DE UMA AGULHA
Proponentes: Ana Rita Vidica e Lisbeth Oliveira (Professoras FACOMB/UFG)

Ementa: Fotos pelo furo de uma agulha é uma oficina de produção de fotografias artesanais, em que cada um aprende a produzir fotografias através de uma câmera fotográfica artesanal, e com isso entender o princípio fotográfico, vendo as imagens surgirem com a química que sensibiliza o papel em um laboratório fotográfico improvisado.

Dias/Horários: 12/11/2007, 14 às 17:00h.  13/11/2007, 14 às 10:00h.
Vagas: 20 por dia
Local: Sala de aula e laboratório de fotografia (FACOMB/UFG)
Inscrição: Secretaria do DCS

 

 


 

4. EXPOSIÇÃO

ENQUADRES SOCIAIS: PERSPECTIVAS DO EU SOBRE O OUTRO
Coordenador: Jordão Horta Nunes (Professor DCS/UFG)

Ementa: A Semana de Ciências Sociais terá um espaço para exposição de ensaios fotográficos, sem caráter competitivo. A intenção é compartilhar a produção de arte fotográfica de estudantes da Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia. O tema é de livre escolha, porém, deve expressar uma perspectiva do eu sobre o outro, ou seja, qual a lente que o “eu” usa para ver o outro. Todos os estudantes da FCHF estão convidados a participar. A data limite para o envio de fotos é 07 de novembro de 2007.

Dias: 12 a 14/11/2007    Local: Pátio da FCHF
Informações: Milene Matias (Graduanda DCS/UFG)
E-mail: metafisicasocial@gmail.com

 

 

 

Fuente: DCS-UFG