noticia7877.GIF

Aprovado Mestrado em Antropologia Social

Novo programa de Pós-Graduação na UFG aprovado pela CAPES
1. IDENTIFICAÇÃO
1.1. Nome do Curso: Antropologia Social
1.2.Níveis: Mestrado
1.3.Áreas de Concentração: Antropologia
1.4.Coordenação: Dra. Custódia Selma Sena do Amaral
1.5.Endereço: Museu Antropológico da UFG – Avenida Universitária, no. 1166. Setor Universitário. CEP: 74605-010.
1.6.Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 11:00 e das 14:00 às 17:00 horas
Contatos: 62 – 3209 6011(fone) e 62- 3521 1891 (fax) e-mail: museu@museu.ufg.br
1.7. Situação: Recomendado pela CAPES
1.8. Conceito: 3
2. OBJETIVOS
Qualificação para o exercício da docência no ensino superior, formação de pesquisadores e profissionais em antropologia para atuar na administração pública, em organizações não governamentais, no setor empresarial e nos diversos espaços da sociedade civil.
3. FUNCIONAMENTO
No segundo semestre de 2008 serão feitos os exames de seleção do mestrado em antropologia e em 2009 começaremos as aulas segundo o calendário regular da UFG.
 
4. CORPO DOCENTE
O mestrado conta com os seguintes docentes permanentes: Custódia Selma Sena do Amaral, Joana Aparecida Fernandes da Silva, Roberto Cunha Alves de Lima, Alecsandro José Prudêncio Ratts, Leandro Mendes Rocha, Cintya Maria Costa Rodrigues, Maria Luiza Rodrigues Souza e Luiz Mello de Almeida Neto. Participam também como colaboradoras a doutora em Antropologia Nei Clara de Lima, atual diretora do Museu Antropológico e a doutora em Letras Maria Zaira Turchi.
 
O curso possui duas linhas de pesquisa:
Etnografia das idéias e dos repertórios culturais: etnografia dos saberes, valores e crenças; das instituições e das produções simbólicas, trajetórias de pessoas e de bens culturais.
Etnopolítica e processos de exclusão social: antropologia de processos de exclusão social, econômica, cultural e territorial, com ênfase na etnologia e etnopolítica de sociedades indígenas, negros, migrantes e grupos em fronteiras.

Fonte: Comissão de Criação do Curso