noticia1252112373.jpg_ORIG

A UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PARTICIPA DA SEMANA DE VISITAS A DELEGACIAS DE POLÍCIA

Sob a coordenação regional da professora Dalva Borges de Souza, da Faculdade de Ciências Sociais, de 26 a 30 de outubro de 2009

Sob a coordenação regional da professora Dalva Borges de Souza, da Faculdade de Ciências Sociais, de 26 a 30 de outubro de 2009, ocorrerá também em Goiânia a Semana de Visitas a Delegacias de Polícia.

A iniciativa é da Altus* e tem como objetivo avaliar a qualidade do atendimento prestado à população nas delegacias de polícia em 16 países. No Brasil, participarão nove cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Brasília, Porto Alegre, Fortaleza, Belém e Goiânia. Em Goiânia, além da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher – DEAM, outras 20 delegacias distritais serão visitadas.

Recrutados na comunidade e orientados pelos coordenadores de visitas - que em Goiânia são alunos de graduação em Ciências Sociais e do Mestrado em Sociologia da UFG – os visitantes deverão observar nas delegacias: as orientações oferecidas para a comunidade, as condições materiais, o tratamento igualitário e sem preconceito, a transparência e prestação de contas e as condições de detenção.

Para realizar essas visitas, a coordenação regional está buscando voluntários. No total são 28 visitantes, além dos 7 Coordenadores de Visitas. Cada grupo, composto por 5 pessoas visitará 3 delegacias próximas ao bairro onde reside.

O Programa já recebeu a autorização do Delegado Geral da Polícia Civil do Estado de Goiás para a realização das visitas.

Se você estiver interessado em participar, envie um email para dalva1@cienciassocias.ufg.br ou,  dalvamariabs@hotmail.com.

 

Para conhecer melhor o programa, você pode consultar o site da Altus: www.altus.org



* A Altus é uma aliança global que atua em vários continentes e adota uma perspectiva multicultural para melhorar a segurança pública e o sistema de justiça criminal. No Brasil, o representante da aliança é o CESeC (Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, da Universidade Cândido Mendes).

 

Fuente: profa. Dalva