noticia1288135675.jpg

I Seminário de Pesquisa em Ciências Sociais tem balanço positivo

No último dia do Seminário, estudantes e professores fizeram uma avaliação do evento.

No último dia do Seminário, estudantes e professores fizeram uma avaliação do evento. Durante a apresentação dos trabalhos por toda a tarde, e no final dos trabalhos no GT6 Sexualidade, corpo e saúde, os presentes garantiram que o evento alcançou seus objetivos. Segundo uma das coordenadoras do seminário, professora. Dra. Maria Luiza Rodrigues, a participação efetiva de estudantes de todos os níveis de formação e das diferentes áreas das Ciências Sociais garantiu a interação pretendida pela organização.


Nos corredores, os pesquisadores elogiavam o nível dos trabalhos nos GTs, bem como o contato com outras abordagens sobre um mesmo assunto. Críticas também apareceram. Para a mestranda em antropologia Ariel Nunes, alguns trabalhos não tinham conexão direta com os temas de seus GTs. Para muitos estudantes, também existiram alguns problemas de logística, como as mudanças na formatação dos trabalhos.


O professor Dr. Luiz Melo, integrante da comissão organizadora, explicou que houve pouco tempo para organizar tudo e elaborar o programa do Seminário. Mesmo assim, destacou que todos os 108 trabalhos inscritos foram apresentados. Já para Sebastião Rios, professor da FCS na área da Sociologia, colocar trabalhos com subtemas diferentes em um mesmo GT é uma forma de estimular o diálogo.


De acordo com Maria Luiza, a idéia do evento foi a de provocar a necessidade de escuta, e tentar atendê-la. “Qualquer aspecto da realidade é complexo demais para ser apreendido por um ou dois pontos-de-vista”, conclui.

Fuente: Raniê Solarevisky de Jesus 6º período de Jornalismo