Ementas do Curso de Ciências Sociais

Ementas das Disciplinas do Curso de Ciências Sociais

Localize a disciplina pelo regime curricular (semestral ou anual) e núcleo a que pertence, e pela sua área disciplinar.

 

Regime Semestral – Núcleo Comum
 
2191. ANTROPOLOGIA 1
2192. ANTROPOLOGIA 2
2193. ANTROPOLOGIA 3
2194. ANTROPOLOGIA 4
 
  2195. CIÊNCIA POLÍTICA 1
2196. CIÊNCIA POLÍTICA 2
2197. CIÊNCIA POLÍTICA 3
2198. CIÊNCIA POLÍTICA 4
 
  2199. SOCIOLOGIA 1
2200. SOCIOLOGIA 2
2201. SOCIOLOGIA 3
2202. SOCIOLOGIA 4
 
  2203. ESTATÍSTICA APL. CS 1
2204. ESTATÍSTICA APL. CS 2
2205. M.T.P.S. 1
2206. M.T.P.S. 2
2207. METODOLOGIA TEÓRICA
2208. TRABALHO FINAL DE CURSO 1 / 2209. TRABALHO FINAL DE CURSO 2
 

 

Regime Semestral – Núcleo Específico de Ciências Sociais
 
2218. O MÉTODO ENTOGRÁFICO
2219. ANTROPOLOGIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA
2228. TÓPICOS ESPECIAIS DE ANTROPOLOGIA
 
  2220. ANÁLISE POLÍTICA
2221. CIÊNCIA POLÍTICA BRASILEIRA
2222. INSTITUIÇÕES POLÍTICAS
2223. PARTIDOS E ELEIÇÕES
2224. SOCIOLOGIA POLÍTICA
2229. TÓPICOS ESPECIAIS DE CIÊNCIA POLÍTICA
 
2225. SOCIOLOGIA 5
2226. SOCIOLOGIA 6
2227. SOCIOLOGIA DO TRABALHO
2230. TÓPICOS ESPECIAIS DE SOCIOLOGIA
 
  2231. ABORDAGENS QUALITATIVAS NAS CIÊNCIAS SOCIAIS
2232. MÉTODOS QUANTITATIVOS NAS CIÊNCIAS SOCIAIS
2233. TREINAMENTO CIENTÍFICO EM LABORATÓRIO
 

 

Regime Semestral – Núcleo Específico Pedagógico (apenas Licenciatura)
 
1990. POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL
2260. FUNDAMENTOS FILOS. SOC-HIST. EDUCAÇÃO
1987. PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 1
1989. PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 2
 
  2210. DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO DE C.SOCIAIS 1 /
    2211. DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO DE C.SOCIAIS 2

2212. LABORATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO 1 /
    2213. LABORATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO 2

2214. ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 / 2215. EST. SUP. 2
    2216. ESTÁGIO SUPERVISIONADO 3 / 2217. EST. SUP. 4

 


 
 
  REGIME SEMESTRAL – Núcleo Comum

2191. ANTROPOLOGIA 1:
A especificidade da antropologia. Conceitos básicos. Trabalho de campo.

2192. ANTROPOLOGIA 2:
A construção disciplinar do conceito de cultura. A centralidade da cultura na sociedade contemporânea.

2193. ANTROPOLOGIA 3:
Teorias clássicas da antropologia. Formação da matriz disciplinar.

2194. ANTROPOLOGIA 4:
Teorias contemporâneas. Possibilidades interpretativas e pluralidade temática.
 


2195. CIÊNCIA POLÍTICA 1:
Definição de "política". Noções básicas: Estado e instituições políticas; poder e autoridade; processo decisório; a "função política" e a democracia. Distinção entre filosofia política e teoria política. A constituição da Ciência Política como campo científico. Estudos ilustrativos, retirados de diferentes subcampos da Ciência Política. A relação entre ética e política, e entre ética e Ciência Política.

2196. CIÊNCIA POLÍTICA 2:
O Pensamento político do século XVI ao XVIII. Formação do Estado moderno. Estado de natureza, Estado e sociedade civil: individualismo, contrato, liberdade, igualdade; soberania popular e democracia constitucional.

2197. CIÊNCIA POLÍTICA 3:
O Pensamento político do século XIX e início do XX. Sociedade e Estado no liberalismo clássico: Estado liberal e Estado de Direito A formação da visão dialética sobre a relação entre sociedade civil e Estado. Sociedade e democracia de massas. A teoria das elites. A visão dialética da relação entre sociedade civil e Estado no início do século XX.

2198. CIÊNCIA POLÍTICA 4:
Desenvolvimento e correntes da teoria democrática no século XX: democracia direta versus democracia representativa; "elitismo democrático"; "pluralismo"; liberalismo, republicanismo, comunitarismo; democracia participativa e democracia deliberativa. A relação entre ética e Ciência Política na teoria democrática.
 


2199. SOCIOLOGIA 1:
Sociologia e modernidade: o advento da ciência moderna, a herança iluminista, positivismo e sociologia. A relação indivíduo e sociedade: os processos sociais básicos (ação social, relação social, interação social e institucionalização). A relação indivíduo e sociedade: a dicotomia comunidade/sociedade.

2200. SOCIOLOGIA 2:
1. As origens da sociologia e seu desenvolvimento, a partir de autores fundamentais, como Augusto Comte, Émile Durkheim, Georg Simmel, Karl Marx e Max Weber. 2. As concepções de sociedade e de mudança social nos primórdios do pensamento sociológico. 3. Os modelos teóricos construídos pelos fundadores e seus respectivos conceitos básicos.

2201. SOCIOLOGIA 3:
Sociedade Civil, Partido e Intelectuais; Classes Sociais, Estado e Estrutura; Indústria Cultural e Ideologia; Ação Comunicativa; Interacionismo Simbólico; Agência e Estrutura: Habitus e Campo. O conceito de reflexividade.

2202. SOCIOLOGIA 4:
Sociologia Brasileira: formação social brasileira (Freyre, Buarque de Holanda, Faoro, Damatta), sociologia crítica no Brasil, teoria da dependência (Cardoso), teoria da modernização seletiva (Souza, Sorj), teoria da globalização (Ianni).
 


2203. ESTATÍSTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS 1:
Estatística descritiva: métodos tabulares, métodos gráficos e métodos numéricos. Probabilidade básica. Distribuições de probabilidade: contínuas e descontínuas.

2204. ESTATÍSTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS 2:
Amostragens e distribuições amostrais. Estimação. Teste de hipóteses. Comparações de médias e comparações de proporções. Análise de correlação. Análise de regressão.

2205. MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA SOCIAL 1:
Construção de um problema de pesquisa. Hipóteses. Variáveis. Quadro operacional da pesquisa. Planejamento e elaboração de projetos. Redação e normatização de trabalhos científicos.

2206. MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA SOCIAL 2:
Técnicas de produção de dados: observação, questionários, entrevistas, grupos de discussão. Técnicas de análise quantitativa e qualitativa. Triangulação de métodos e dados. Reconstrução de projetos de pesquisa ou programas de investigação.

2207. METODOLOGIA TEÓRICA:
Argumentação nas ciências sociais. Estrutura da explicação científica. Conceitos, teorias e modelos. O modelo hipotético-dedutivo nas ciências sociais. Verificação e falseamento. Causalidade. Teoria da escolha racional. Compreensão e interpretação: desdobramentos na metodologia das ciências sociais. Dualismo e pluralismo metodológico.
 


2208. TRABALHO FINAL DE CURSO 1 / 2209. TRABALHO FINAL DE CURSO 2:
Disciplinas especiais que não compreendem conteúdos, mas um espaço de orientação supervisionado por um professor, que coordena, sistematiza e registra as relações entre professores e alunos orientados. Os trabalhos finais de curso (TFCs) devem ser defendidos publicamente com a participação do professor orientador e de um professor convidado. Os TFCs podem ser monografias, projetos de pesquisa ou projetos de intervenção na realidade social, para bacharelandos. Para os licenciandos os TFCs podem ser monografias ou projetos de pesquisa. A Coordenação do Curso de Ciências Sociais supervisionará as formas de desenvolvimento e a avaliação dos TFCs.
 
 

 

 
 
  REGIME SEMESTRAL – Núcleo Específico de Ciências Sociais

2218. O MÉTODO ETNOGRÁFICO:
A especificidade do método etnográfico. O trabalho de campo e suas técnicas.

2219. ANTROPOLOGIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA:
Estudos clássicos e contemporâneos da sociedade e da cultura brasileiras.

2228. TÓPICOS ESPECIAIS DE ANTROPOLOGIA:
Temas de interesse conjuntural, relacionados a linhas de pesquisa da pós-graduação, a grupos de pesquisa em atividade no Departamento ou a projetos de pesquisa cadastrados.
 


2220. ANÁLISE POLÍTICA:
Abordagens analíticas da Ciência Política: institucionalismo "tradicional"; movimento comportamentalista e teorias da modernização/desenvolvimento político; escolha racional e teoria dos jogos; conseqüências políticas da legislação eleitoral; os "novos institucionalismos". Estudos ilustrativos, retirados de diferentes subcampos da Ciência Política.

2221. CIÊNCIA POLÍTICA BRASILEIRA:
Desenvolvimento das análises acadêmicas da política brasileira: a formação da sociedade e do Estado brasileiros; análises do período 1946-64; o regime militar e a transição democrática; o debate sobre a consolidação da ordem democrática. Estudos ilustrativos, retirados de diferentes subcampos da Ciência Política.

2222. INSTITUIÇÕES POLÍTICAS:
A importância analítica das instituições políticas. Sistemas de governo: presidencialismo e parlamentarismo. Formas de Estado: federal ou unitário. Relações Executivo/Legislativo. Poder Judiciário e política. Sistemas eleitorais e sistemas partidários. Estudos ilustrativos, retirados da literatura internacional e brasileira.

2223. PARTIDOS E ELEIÇÕES:
O papel e a importância dos partidos políticos na democracia moderna. Desenvolvimento histórico dos partidos. A diferença entre estudos de partidos individuais e de sistemas partidários. Os determinantes do comportamento eleitoral: sociologia eleitoral "estrutural", cultura política, escolha racional. Sistemas eleitorais. Os determinantes dos sistemas partidários: contexto histórico-sociológico e sistemas eleitorais. A crise da representação. Estudos ilustrativos, retirados da literatura internacional e brasileira.

2224. SOCIOLOGIA POLÍTICA:
A discussão sobre a delimitação entre "Sociologia Política" e "Ciência Política". Temas da Sociologia Política clássica: luta de classes, ideologia, carisma, burocracia, massas e elites. Temas da Sociologia Política contemporânea: sociologia "estrutural" do comportamento político; cultura política e "pós-materialismo"; meios de comunicação de massa e opinião pública; movimentos sociais. Estudos ilustrativos, retirados da literatura internacional e brasileira.

2229. TÓPICOS ESPECIAIS DE CIÊNCIA POLÍTICA:
Conteúdo variado, a cada oferta.
 


2225. SOCIOLOGIA 5:
Teorias sociológicas contemporâneas: estrutural-funcionalismo (Parsons), fenomenologia (Schütz), etnometodologia (Garfinkel), estruturação social e modernização reflexiva (Giddens, Taylor), identidade cultural (Raymond Williams e Stuart Hall), estudos culturais.

2226. SOCIOLOGIA 6:
Tradições sociológicas: positivismo, funcionalismo, marxismo ocidental, sociologia interpretativa, sociologia crítica.

2227. SOCIOLOGIA DO TRABALHO:
Análise das organizações e das formas de cooperação. Formas históricas da organização do trabalho: manufatura, fordismo e toyotismo. Reestruturação e flexibilização. Profissões e ocupações. A questão sindical e as diversas modalidades de sindicalismo; greves, ação coletiva, formas de negociação nas relações de trabalho; família, gênero e as novas formas de organização do trabalho.

2230. TÓPICOS ESPECIAIS DE SOCIOLOGIA:
Temas de interesse conjuntural, relacionados a linhas de pesquisa da pós-graduação, a grupos de pesquisa em atividade no departamento ou a projetos de pesquisa cadastrados.
 


2231. ABORDAGENS QUALITATIVAS NAS CIÊNCIAS SOCIAIS:
Linguagem e sociedade. Sujeito e discurso. Etnometodologia. Fenomenologia. Interacionismo simbólico. Técnicas qualitativas: histórias de vida, entrevistas abertas ou estruturadas, observação participante, grupos de discussão, metodologia-ação. Análise do discurso: informacional, estrutural e sociológica.

2232. MÉTODOS QUANTITATIVOS NAS CIÊNCIAS SOCIAIS:
Variáveis e escalas. Amostragem. Estatística descritiva. Causalidade: métodos de eliminação por indução (Mill), testes de significância, coeficientes de associação. Análise multivariada: regressão, análise da variância, correlação e análise fatorial. Construção de indicadores e análise de escalas.

2233. TREINAMENTO CIENTÍFICO EM LABORATÓRIO:
Cursos de pequena duração ministrados em laboratórios (LIST ou LINF), para treinamento de alunos em técnicas de investigação nas ciências sociais, empregando softwares de análise quantitativa ou qualitativa e equipamentos de áudio, vídeo ou multimídia. Os cursos terão a duração de 32 horas, com presença do professor em carga horária mínima de 12 e máxima de 20 horas. As horas remanescentes compreenderão o tempo de treinamento ou prática cumprido individualmente pelo aluno. Será permitida a integralização de no máximo um TCL para cada área (sociologia, antropologia ou política) no curso de Ciências Sociais, totalizando uma carga horária máxima de 96 horas.
 

 

 
 

  REGIME SEMESTRAL – Núcleo Específico Pedagógico (apenas Licenciatura)

1990. POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL:
A relação Estado e polícias educacionais; os desdobramentos da política educacional no Brasil pós-64; as políticas de regulação e gestão da educação brasileira e a (re)democratização da sociedade brasileira; os movimentos de diversificação, diferenciação e avaliação da educação nacional. Legislação educacional atual; a regulamentação do sistema educativo goiano e as perspectivas para a escola pública em Goiás.

2260. FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SÓCIO-HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO:
A Educação como processo social; a educação brasileira na experiência histórica do ocidente; a ideologia liberal e os princípios da educação pública; sociedade, cultura e educação no Brasil: os movimentos educacionais e a luta pelo ensino público no Brasil, a relação entre a esfera pública e privada no campo da educação e os movimentos da educação popular.

1987. PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 1:
Introdução ao estudo da Psicologia: fundamentos históricos e epistemológicos; a relação Psicologia e Educação. Abordagens teóricas: comportamental e psicanalítica e suas contribuições para a compreensão do desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e psicomotor e suas implicações no processo ensino-aprendizagem.

1989. PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 2:
Abordagens teóricas: psicologia genética de Piaget, psicologia sócio-histórica de Vygotsky e suas contribuições para a compreensão do desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e psicomotor e suas implicações no processo ensino-aprendizagem.
 


2210. DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS 1 / 2211. DID. PRÁT. ENSINO C.SOCIAIS 2:
Estudo teórico-metodológico da didática geral; definição de um referencial teórico que contribua para a formação do professor privilegiando as teorizações sobre o ensino e as práticas de sala de aula. Elaboração de propostas de trabalho pedagógico a partir de definições claras da relação professor-aluno-conhecimento. Execução de projeto de estágio na educação fundamental e média, na escola-campo e outras.

2212. LABORATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO 1 / 2213. LABORATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO 2:
Disciplinas especiais que não compreendem conteúdos, mas um espaço de orientação supervisionado por um professor, que coordena, sistematiza e registra as relações entre professores de didática e prática de ensino e os licenciandos. Os LPEs compreendem sessões públicas de apresentação de aulas simuladas, técnicas de ensino e oficinas didático-pedagógicas com a participação do professor orientador e/ou do professor coordenador do LPE, além dos alunos da turma. A Coordenação do Curso de Ciências Sociais supervisionará as formas de desenvolvimento e a avaliação dos LPEs.
 

2214. ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 / 2215. ESTÁGIO SUP. 2 / 2216. ESTÁGIO SUP. 3 / 2217. ESTÁGIO SUP. 4:
Estágio de prática de ensino desempenhado na escola-campo e supervisionado pelo professor de Didática e Prática do Ensino de Ciências Sociais. O estágio supervisionado pode incluir não somente a docência, mas também procedimentos da administração escolar, atividades de pesquisa ou de monitoria.