Publicações
(ou de ex-professores, publicados enquanto eram membros da FCS)

VIANA, Nildo. Cinema e Mensagem A partir de uma definição que considera o filme uma forma específica de expressão figurativa da realidade, o autor discorre sobre como realizar uma interpretação correta e também como atribuir significados a uma produção fílmica. Defendendo a possibilidade de uma interpretação correta do filme, através da reconstituição do seu significado original, o autor expõe o método dialético e os mecanismos analíticos mais adequados para tal reconstituição.

VIANA, Nildo. Psicoanálisis y Materialismo Histórico. Madrid: Cultivalibros, 2013.
Mais informações:
Los ensayos aquí reunidos tematizam el psicoanálisis, el universo psíquico de los individuos en la sociedad capitalista, la concepción materialista del inconsciente colectivo y la crítica de Marcuse a Erich Fromm. Lo que unifica todos estos ensayos es la relación entre el psicoanálisis y el materialismo histórico. Lo que logremos aquí es una asimilación del psicoanálisis por el marxismo , es decir, se busca analizar y reinterpretar el psicoanálisis y su análisis de la realidad desde la perspectiva del materialismo histórico.

SOFIATI, Flávio Munhoz. Religião e Juventude - Os Novos Carismáticos. Aparecida,Idéias & Letras, 2012.
Numa narrativa fluída, o livro revela insuspeitados mecanismos sociológicos que tecem as tramas do religioso, irrigando o mundo urbano nas grandes cidades. Além disso, o livro de Flávio Sofiati oferece uma compreensão das crises da juventude, em geral, e de suas aspirações religiosas, em particular.

VIANA, Nildo.Cérebro e Ideologia - Uma Crítica ao Determinismo Cerebral.São Paulo, Paco editorial, 2010.
O aborda as diferenças entre os processos psíquicos simples comandados pelo cérebro e os processos psíquicos complexos comandados pela mente. Permite ao leitor uma visão críitica das ideologias do cérebro com suas limitações, raízes e papel social conservador.

VIANA, Nildo. Linguagem, Discurso e Poder. Ensaios sobre Linguagem e Sociedade. Pará de Minas, Virtualbooks, 2009.
O livro discute as relações entre linguagem e sociedade, abordando a questão do discurso como manifestação do poder, o preconceito linguistico e a relação entre idioma, expansão capitalista e imperialismo, bem como o papel libertário do esperanto.

VIANA, Nildo. A Concepção Materialista da História do Cinema. Porto Alegre, Asterisco, 2009.
As obras sobre história do cinema padecem de graves problemas interpretativos e analíticos, tal como o seu caráter descritivo tendo por base uma ideologia cinematográfica. Assim, torna-se necessário discutir as bases teórico-metodológicas para uma história do cinema que ultrapasse a mera descrição e os demais problemas interpretativos. A presente obra discute a relação entre história e cinema, apresentando uma crítica da historiografia do cinema e apresentando as bases teórico-metodológicas para uma história social do cinema e exemplifica este procedimento analisando o expressionismo cinematográfico alemão.

VIANA, Nildo. O Capitalismo na Era da Acumulação Integral. São Paulo, Idéias e Letras, 2009.
O presente livro busca, simultaneamente, discutir a importâcia de uma teoria dos regimes de acumulação para compreender a história do capitalismo e analisar o atual regime de acumulação hegemônico no mundo, o regime de acumulação integral.

ROCHA, Dais Gonçalves,Lima, Jacqueline Rodirgues, Mello, Luiz & Batista, Ivanilde Vieira. (orgs.). Diversidade e Equidade no SUS: Parceria Universidade e Educação PopularGoiânia: Ed.CÂNONE,2008.
FERREIRA, D. P. & BEZERRA, H. D. (orgs.). Panorama da Política em Goiás. Goiânia: Ed. UCG, 2008.
O propósito da coletânea é analisar a política regional no período mais recente, a partir de estudos empíricos e de reflexões mais abrangentes. Os autores reunidos neste livro refletem sobre o comportamento dos atores políticos do Estado de Goiás, com ênfase institucional ou individual. Todos os artigos apresentam resultados de pesquisas desenvolvidas por professores da Universidade Federal de Goiás e estudantes vinculados aos programas de pós-graduração dessa instituição.

BEZERRA, Heloísa Dias. Mídia e Política. Goiânia: Ed.UCG/Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia, 2008.
Propõe renovar a área de estudos da comunicação política ao descartar categorias como neutralidade, objetividade e imparcialidade e ver os atores da política e da mídia como personagens que se movimentam em arenas de poder estruturadas segundo interesses, cálculos e estratégias de ação, junto a mercados altamente competitivos. Neste universo, o discurso é usado como arma de ataque e defesa, e a opinião pública é mercadoria de alto valor.

MELLO, Luiz, GROSSI, Miriam & UZIEL, Ana Paula (orgs.). Conjugalidades, parentalidades e identidades lésbicas, gays e travestis. Rio de Janeiro: CLAM/Garamond, 2007.
Coletânea que aborda os temas da conjugalidade e parentalidade de gays, lésbicas e travestis, analisando novos arranjos sociais que ampliam as discussões sobre a paternidade e a maternidade, o casal, a família e o amor. Os artigos apresentam abordagens oriundas de disciplinas como Antropologia, Direito, Psicologia e Sociologia. O livro é dividido em três grandes eixos temáticos – conjugalidades, parentalidades e identidades.

VIANA, Nildo. Como Assistir um filme? Rio de Janeiro, Corifeu, 2007.
O livro busca desenvolver uma análise das formas de assistência ao filme e, ao mesmo tempo, mostrar a necessidade de uma assistência crítica.

SOUZA, Dalva Borges de. Violência, Poder e Autoridade em Goiás. Goiânia: Ed. UFG, 2006.
Reconstrói a história da violência em Goiás adotando uma perspectiva "civilizatório-evolucionista". Busca descrever as condições históricas da sociedade goiana para a conformação de um habitus civilizado. A abordagem neo-evolucionista permite a descrição e explicação da realidade da cultura, da política e da violência em Goiás, sem deixar-se enredar por interesses políticos e normativos diretos.

MELLO, Luiz. Novas Famílias: conjugalidade homossexual no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.
Tomando como ponto de partida o Projeto de Lei Federal nº 1.151/1995, trata das origens e do desenvolvimento, no Congresso Nacional, dos debates sobre a regulação e o reconhecimento jurídico das uniões entre pessoas do mesmo sexo. Analisa o pano-de-fundo dessa disputa legislativa: a emergência de novas famílias, bem como as posturas e discursos favoráveis e contrários a essa nova realidade social.

NUNES, Jordão Horta. Interacionismo Simbólico e Dramaturgia: a sociologia de Goffman. Goiânia: Ed. UFG, 2005.
Realiza uma reconstrução metodológica da obra de Erving Goffman, aplicando as teorias da metáfora ao momento do surgimento da vertente dramatúrgica no interacionismo simbólico. Goffman emprega a metáfora metodologicamente nos níveis metateórico, teórico e técnico, e em três temas: o léxico das regras de interação social, a teoria do desempenho de papéis e o posicionamento do quadro. A análise dessas questões revela uma concepção sociolingüística da perspectiva dramatúrgica.

NUNES, Jordão Horta. Metáforas nas Ciências Sociais. Goiânia/São Paulo: Ed.UFG/Humanitas, 2005.
Discute as teorias da metáfora analíticas e hermenêuticas no âmbito das ciências sociais - parte de um novo campo de investigação metodológica, constituído a partir do reconhecimento da importância que assume o uso de metáforas na linguagem corrente e nas linguagens eruditas e científicas, implicando uma reorientação compreensiva das teorias sociais e o reforço da fundamentação pluralista das ciências sociais.

RABELO, Francisco C. E. & BERNARDES, Genilda D'Arc (orgs.). Políticas Públicas e Cidadania. Goiânia: Cânone, 2004.
RABELO, Francisco C. E. & BERNARDES, Genilda D'Arc (orgs.). Políticas Públicas e Sociedade Civil. Goiânia: Cânone, 2004.
Coletâneas de textos de professores e alunos do Curso de Especialização em Políticas Públicas do DCS. Discutem temas como a reforma do Estado brasileiro, o controle social dos serviços públicos privatizados e os meios engendrados na sociedade para efetivar direitos de cidadania formalmente assegurados.

SOUZA, Dalva Borges de (org.). Goiás: Sociedade & Estado. Goiânia: Cânone, 2004.
Coletânea que aborda os processos estruturais que, no século XX, configuraram a relação sociedade e Estado em Goiás, focalizando de modo central a análise política, mas incorporando rica investigação sociológica acerca dos processos históricos envolvidos.

SENA, Custódia Selma. Interpretações Dualistas do Brasil. Brasília/Goiânia: Ed.UnB/Ed.UFG, 2003.
Examina a representação dualista que é recorrente nas interpretações sobre o Brasil, dialogando com textos de ensaístas, cientistas sociais e historiadores que a tomaram como um dado, uma imagem, um sentimento ou um modelo explicativo. Apresenta o dualismo como uma configuração ideológica central da sociedade brasileira; como uma forma da experiência de brasilidade e penhor de nossa singularidade.

FERREIRA, Denise Paiva. PFL x PMDB: marchas e contramarchas (1982-2000). Goiânia: Alternativa, 2002.
Analisa a influência do ambiente institucional, especificamente do federalismo, sobre a organização e a dinâmica do PFL e do PMDB, avaliando as perspectivas de consolidação desses partidos no contexto da democracia brasileira.

RODRIGUES, Cintya Maria Costa. Águas aos Olhos de Santa Luzia: um estudo de memória sobre o deslocamento compulsório de sitiantes em Nazaré Paulista. Campinas: CMU/Unicamp, 1999.
Através de entrevistas e pesquisa documental, investiga o impacto da construção da barragem do rio Atibainha sobre uma parcela da população de Nazaré Paulista, SP, obrigada a se deslocar e a reconstruir sua vida em outro lugar.

NUNES, Jordão Horta. Diderot e as Analogias Musicais. Goiânia: Ed. UFG, 1997.
Estuda o método hipotético e a filosofia experimental de Diderot sob o ponto de vista da analogia (especialmente musical), recuperando o tema dos vínculos entre filosofia, ciência e arte – tão caro a Diderot e ao Iluminismo.

Sociedade e Cultura, Revista de Ciência Sociais da Universidade Federal de Goiás, é editada pelo Departamento de Ciências Sociais e pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Com periodicidade semestral, tem como público alvo pesquisadores e professores em ciências sociais, alunos de graduação e pós-graduação. Publica dossiês temáticos compostos por artigos inéditos nas áreas de antropologia, ciência política e sociologia, que são apreciados por, no mínimo, dois pareceristas ad hoc. Além disso, pode também aceitar notas de pesquisa, ensaios bibliográficos, traduções, entrevistas, resenhas e informes, se aprovados previamente pelo Conselho.
URL relacionada: /p/3866-publicacoes |
---|