posse camila sandramara jaque

Camila Romero e Jaqueline Oliveira são empossadas na Direção da FCS pela reitora Sandramara Chaves

posse camila sandramara jaque
Camila Romero e Jaqueline Oliveira ladeiam reitora Sandramara Chaves

Na tarde desta quarta-feira (14), o Auditório Marielle Franco recebeu docentes, técnico-administrativas/os, estudantes, ex-estudantes, representantes de diferentes órgãos da Reitoria e de unidades acadêmicas da UFg para a cerimônia de posse da nova diretoria da Faculdade de Ciências Sociais (FCS), com mandato para o quadriênio 2026-2030.

Com a presença da reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, e da vice-reitora eleita, Camila Caixeta, tomaram posse as professoras Camila Romero, como diretora da FCS, e Jaqueline Oliveira, nova vice-diretora.

A primeira a discursar foi a professora Jaqueline Oliveira que discorreu sobre a sua trajetória acadêmica e de vida e ressaltou a importante presença de seus familiares na solenidade. A nova vice-diretora ressaltou que ser professora da UFG era um sonho alimentado desde a sua graduação no curso de Ciências Sociais da então Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia (FCHF), atualmente FCS. A professora reafirmou o seu compromisso em lutar por processos de ensino firmados na emancipação e na justiça social e também pelo fortalecimento das ações afirmativas e das políticas de permanência.

Em seguida, apresentou-se o ex-diretor da FCS, o professor Luiz Mello, que fez um histórico de seu trabalho como gestor e ressaltou a importância de ter o ensino, especialmente a graduação, como principal foco da unidade. Também fez referência à necessidade de que a estrutura física da Faculdade e de toda a UFG seja utilizada, bem como se dê atenção especial à permanência dos discentes. Por fim, exaltou as qualidades de suas sucessoras e lhes desejou sucesso.

Na sequência, a diretora empossada Camila Romero iniciou suas palavras agradecendo ao ex-diretor Luiz Mello pela sua conduta afetuosa, humana e competente e pela bela gestão que conduziu à frente da Direção da FCS nos últimos 4 anos. Carioca, ela também fez referência à sua família e ao caminho difícil que traçou até se tornar professora de universidade federal. A diretora ressaltou a fundamental parceria com a professora Jaqueline, e mencionou o processo de construção coletiva do plano de gestão para o mandato que se inicia, que contou com a participação e colaboração de discentes, docentes, TAEs e das tercerizadas da FCS.

posse camila sandramara mesa

Ex-diretor Luiz Mello fala diante da mesa composta
majoritariamente por mulheres - Fotos: Secom/UFG

Por fim, a reitora Sandramara Chaves saudou as pessoas integrantes da mesa e registrou o fato de que ela estava composta em sua maioria por mulheres, fazendo, também, referência ao fato de que, pela primeira vez, a UFG terá uma reitora e uma vice-reitora. A nova reitora realizou um breve desagravo à circunstância de sua escolha pela comunidade nas eleições da UFG de 2021 não ter sido respeitada pelo governo anterior, reforçando que é preciso lutar para que algo semelhante não mais aconteça. Ela desejou sucesso às professoras Camila e Jaqueline e colocou seu reitorado à disposição para quaisquer demandas ou discussões que a FCS queira encaminhar.

Para ver também a notícia da solenidade de posse da nova Direção da FCS publicada na página oficial da UFG, clique aqui.

Categories: NOTÍCIA