Projetos de Extensão e Cultura da FCS

Em andamento

 

Título: Arte e diferença

Coordenadora: MARIA LUIZA RODRIGUES SOUZA

Vigência: 01/03/11 e 31/12/12

Ementa: Discussões e debates sobre manifestações artísticas e suas relações com questões de gênero e sexualidade. A reflexão sobre variados tipos de manifestações artísticas será acompanhada pela discussão de textos cujos temas possam problematizar e aprofundar a relação entre arte e marcadores sociais da diferença.

 

Título: Mostra Fotográfica sobre Sociedade e Cultura no Haiti

Coordenador: CARLOS UGO SANTANDER JOO

Vigência: 20/10/11 a 17/12/12

Ementa: Aproximação a uma leitura social, cultural e política do Haiti. Religiosidade Popular haitiana. Relações inter-étnicas em fronteiras Haiti - República Dominicana, Direitos Humanos e cooperação internacional.

 

Título: Projeto de divulgação do curso de ciências sociais da UFG

Coordenador: FRANCISCO MATA MACHADO TAVARES

Vigência: 05/05/11 a 05/05/13

Ementa: Projeto dedicado à divulgação dos cursos de graduação em ciências sociais da UFG, pautado por práticas de visitação a escolas de ensino médio e cursos pré-vestibulares, além da promoção de atividades de divulgação científica, eventos destinados à familiarização de estudantes do ensino médio com conceitos próprios às ciências sociais e práticas congêneres. Trata-se de ação institucional da FCS, devidamente instituída por portaria interna.

 

Título: Projeto de divulgação do curso de Museologia

Coordenador: ANA KARINA ROCHA DE OLIVEIRA

Vigência: 10/05/11 a 10/05/13

Ementa: Projeto dedicado à divulgação do curso de graduação em museologia da UFG, pautado por práticas de visitação a escolas de ensino médio e cursos pré-vestibulares, além da promoção de atividades de divulgação científica, eventos destinados à familiarização de estudantes do ensino médio com conceitos próprios às ciências sociais e práticas congêneres. Trata-se de ação institucional da FCS, devidamente instituída por portaria interna.

 

Título: Rede de Educadores em Museus de Goiás

Coordenadora: MANUELINA MARIA DUARTE CÂNDIDO

Vigência: 22/02/10 a 31/12/15

 

 Ementa: A REM-Goiás é um coletivo de profissionais, estudantes e outros interessados nas áreas de educação (formal ou não-formal), criada no ano de 2010 com objetivos de se aproximarem de diferentes instituições culturais e museus, mapear ações educativas em andamento e estimular a criação de espaços pedagógicos nas instituições onde estes setores ainda não foram implantados, promover a articulação com os cursos de formação (graduações e pós- graduações), entre outros.

 

Título: Ser-Tão dos sete mares: extensão e cultura em gênero e sexualidade

Coordenador: LUIZ MELLO

Vigência: 01/03/11 a 31/12/13

Ementa: Promoção de ações de extensão e cultura em gênero e sexualidade, que são os "sete mares" do "Ser-Tão" mencionados no título do projeto, dirigidas à comunidade acadêmica e à sociedade em geral: 1) "Arte e diferença"; 2) "Prazeres entre Ser-Tões"; 3) Divulgação de resultados de pesquisa; 4) Manutenção de páginaweb do Ser-Tão e de ferramentas de rede social; 5) Contato com órgãos governamentais e grupos da sociedade divil; 6) Contato com instituições de ensino e mída; 7) Realização de eventos acadêmicos variados (mesas-redondas, palestras, simpósios e outros.

 

Título: Uma proposta de formação feminista em Goiás

Coordenadora: ELIANE GONÇALVES

Vigência: 01/03/11 a 01/03/13

Ementa: Este projeto de extensão se insere no contexto de um projeto de pesquisa que parte de uma observação situada do presente e de algumas indagações acerca das possibilidades e limites da transmissão de um ideário, princípios, valores, metodologias, saberes, etc. através do tempo. O feminismo, enquanto um movimento político coletivo cujas demandas por reconhecimento e legitimação pressupõem estratégias de formação contínuas e enfrenta, de tempos em tempos, impasses que estão relacionados à sua existência no presente e continuidade no futuro. O projeto visa fomentar sua renovação geracional.

 

 

Executados

 

Título: Análise do Impacto da Barragem Corumbá em vistas à criação de um fundo de compensação para os atingidos

Coordenador: GABRIEL OMAR ALVAREZ

Vigência: 10/11/11 a 10/05/12

Ementa: Análise do impacto da barragem sobre a população local, mediante a realização de Pesquisa de Diagnóstico Rápido (PDR), genealogias e entrevistas com atores chaves, com vistas à criação de m fundo compensatório para desenvolvimento local. Análise do impacto dos grandes projetos na população de Santo Antônio do Descoberto.

 

Título: Antropologia Visual

Coordenador: GABRIEL OMAR ALVAREZ

Vigência: 01/08/11 a 31/05/12

Ementa: O projeto Olhares Etnográficos, articula as ações de extensão organizadas pelo Núcleo de Pesquisa em Antropologia e Audiovisual (NEPAA-FCS-UFG), e o Laboratório de Pesquisa Olhares Etnográficos (Grupo de pesquisa do CNPq). As ações, definidas de forma coletiva em reunião de planejamento são: Organização e sistema de empréstimo do acervo do I MOVE; trabalhar na organização do II MOVE a ser realizado em 2012; organização de mostras de Vídeo Etnográfico, em parceria com o cine Cultura; apoio à realização de vídeos etnográficos.

 

Título: Museologia e Interdisciplinaridade

Coordenador: MICHEL PLATINI FERNANDES DA SILVA

Vigência: 28/02/11 a 28/09/12

Ementa: O projeto Museologia e Interdisciplinaridade constitui-se de ações de extensão e cultura que visam uma maior aproximação do Bacharelado em Museologia da FCS/UFG aos cursos de Museologia de outras IES e da sociedade através de eventos acadêmicos ou não. Uma das ações mais importantes será o IV Encontro Nacional dos Estudantes de Museologia (ENEMU), um espaço de articulação, projeção e intercâmbio dos estudantes de Museologia distribuídos pelo território nacional. Com o enfoque em Museologia e Interdisciplinaridade, busca-se a aproximação da relação entre produção acadêmica e atuação política.

 

Título: O Choro no Planalto Central a partir da construção de Brasília (1957 - 1979)

Coordenador: SEBASTIÃO RIOS CORRÊA JÚNIOR

Vigência: 01/11/10 a 31/10/11

Ementa: A presente pesquisa se propõe a investigar o universo do choro desde a época da construção de Brasília até o final da década de 1970. Com ela tentaremos entender como esta expressão musical essencialmente urbana, originada no Rio de Janeiro em meados do século XIX, ganha um papel de destaque na capital Federal, tornando-se uma das referências nacionais do estilo a partir da década de 1990. Também nos interessa investigar se e em que medida o choro em Brasília estabelece conexões com as cidades goianas próximas de grande tradição musical, notadamente, Pirenópolis e Goiânia.

 

Título: Universidade e escola: um espaço relacional entre as ciências sociais e o ensino médio

Coordenador: LUCINÉIA SCREMIN MARTINS

Vigência: 01/08/11 a 31/05/12

Ementa: Construir um espaço relacional entre universidade e professores de sociologia de escolas públicas. Fomentar a discussão acerca da metodologia, currículos e práticas político-pedagógicas integrantes do processo de consolidação da Sociologia no Ensino Médio. Buscar atender as necessidades dos professores em subsidiar, debater, formular técnicas e conteúdos próprios, relevantes para ministrar essa disciplina e proporcionar trocas de experiências. E possibilitar aos graduandos de Ciências Sociais da UFG a relação teoria-prática, incentivando a produção acadêmica voltada ao campo educacional.

 

URL relacionada: /p/3882-projetos-de-extensao-e-cultura-da-fcs