Monografia de aluna da FCS vence Concurso Nacional de Pesquisa sobre Cultura Afro-Brasileira – Prêmio Palmares 2012
A monografia Ô viva, ô viva... e torna a revivar: a Congada de Santa Efigênia de Niquelândia – GO e processos de transformação, de Talita Viana, foi vencedora no Concurso Nacional de Pesquisa sobre Cultura Afro-Brasileira – Prêmio Palmares 2012, realizado pela Fundação Cultural Palmares, por meio do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra – CNIRC. O trabalho, orientado pelo professor Manuel Ferreira Lima Filho e defendido em dezembro de 2010 na FCS/UFG, é fruto de pesquisa etnográfica sobre a Congada de Santa Efigênia da antiga São José do Tocantins.
A pesquisa teve início com a participação da estudante no trabalho de Inventário dos Congados e Festas de Nossa Senhora do Rosário do Estado de Goiás, realizado para o IPHAN, e no Registro Audiovisual da Congada de Santa Efigênia de Niquelândia – GO, financiado pela FAPEG, ambos coordenados pelo professor Sebastião Rios. A etnografia procurou contemplar as funções rituais, os cantos e danças da Congada, pensando seus sentidos e significados ao longo do tempo. A festa remonta ao período de exploração do ouro no período colonial e nunca foi interrompida.
O Concurso Nacional de Pesquisa sobre Cultura Afro-Brasileira – Prêmio Palmares 2012 objetivou premiar monografias de conclusão de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado que versassem sobre Cultura Afro-Brasileira, incluindo aspectos da tradição histórica, social, cultural, geográfica ou jurídica da população afro-descendente no Brasil; e do patrimônio material e imaterial afro-brasileiro. A relação das pesquisas premiadas se encontra no site da Fundação.