Cultura e Lazer

Exposição Lavras e Louvores do Museu Antropológico-UFG

As reflexões que deram origem à exposição de longa duração do Museu Antropológico, Lavras e Louvores, foram iniciadas ainda em 1997, quando se discutia a revitalização da então exposição de longa duração Museu: Expressão de Vida. Na ocasião, decidiu-se pela elaboração de um novo projeto museológico/museográfico, o qual foi aprovado em 2003 na 9ª edição do Concurso Nacional do Programa de Apoio a Museus da Fundação Vitae, que subsidiou financeiramente grande parte da execução do Projeto. Também consta como instituição de fomento à exposição o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Inaugurada em dezembro de 2006, Lavras e Louvores foi pensada para estimular a discussão sobre a região Centro-Oeste, da perspectiva da construção simbólica das identidades regionais: o conjunto de imagens, sentimentos, símbolos e objetos significativos da construção dessa identidade. Dessa forma, os objetos são compreendidos como portadores de sentidos, como signos desencadeadores de sentimentos, idéias, conhecimentos, memórias que dizem sobre nossas identidades.

Galeria da Faculdade de Artes Visuais da UFG.

A Galeria da FAV, espaço Prof. Antônio Henrique Péclat, foi inaugurada em 21 de maio de 2002. É o núcleo responsável pela guarda, catalogação e conservação das obras integrantes do acervo artístico da Faculdade de Artes Visuais/FAV/UFG.

Tem sob seu cuidado um conjunto de obras de artistas brasileiros, nas categorias de desenho, pintura, gravura, escultura, objeto, vídeo e fotografia, abrigando um patrimônio formado por cinco coleções distintas.

Sua missão é atuar como um laboratório estético que promove o diálogo entre a Faculdade de Artes Visuais, outras instituições de ensino e a comunidade em geral.

Planetário UFG

Com o objetivo de atender estudantes e o público em geral, o Planetário da UFG promove atividades interessantes e educativas, com o auxílio de recursos técnicos - telescópios audiovisuais e arquitetônicos - com sua grandiosa cúpula - tendo a orientação de Professores pós-graduados.
Durante a semana, o Planetário da UFG realiza sessões para estudantes e nos fins de semana para o público em geral, sendo garantia de diversão e conhecimento para todas as idades. E agora, com a construção do nosso site, o acesso às informações sobre o Planetário e os acontecimentos astronômicos - mudanças de fase lunar, eclipses, ocultação de estrelas e outros mais - foi facilitado.
Através deste site você pode pesquisar qual programa pretende assistir, o dia e a hora da sua visita, além de poder entrar em contato com a equipe do planetário por e-mail. O site do Planetário é mais um serviço prestado a você pela UFG.

A nova sala está entre as mais modernas de Goiânia, com 154 lugares, suporte para projeção em película e digital e sistema de som de excelente qualidade.

A Rádio Universitária foi criada pela Resolução nº 14 de 1962 da Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) e outorgada pelo Decreto 56.876 de 16 de setembro de 1965.

A concessão da Emissora foi a primeira no país para radiodifusão educativa e contou com a interferência do ministro da Justiça, o goiano Alfredo Nasser.

O projeto de instalação foi coordenado por Ivo Pinto de Melo, primeiro diretor da Rádio, designado pelo reitor Colemar Natal e Silva. A instalação em prédio próprio se deu em 1965, na Alameda Botafogo e, na inauguração dos transmissores, a Rádio Universitária da UFG contou com a presença do senador por Goiás e ex-presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira, e do então governador Mauro Borges.