TCCs Museologia (2014)

2014  (4 arquivos)

Título Museus, Escolas e Comunidades: a relação entre a Educação Formal e Não Formal
Aluno(a) Alessandra Carneiro Ribeiro
Orientador(a) Profa. Dra. Ivanilda Aparecida Andrande Junqueira
Banca Prof. Ms. Pablo Fabião Lisboa
Prof. Dr. Rildo Bento de Souza
Resumo

Título Uma Casa Guarda Muitas Coias: uma proposta de estruturação das fichas de registro como forma de compor à documentação museológica do Museu Pedro Ludovico
Aluno(a) Iara Ribeiro Regiani
Orientador(a) Prof. Dr. Rildo Bento de Souza
Banca Profa. Dra. Camila Azevedo de Moraes Wichers
Prof. Dr. Jean Tiago Baptista
Arquivo PDF (aqui)
Resumo O Museu Pedro Ludovico (MPL) atualmente enfrenta insuficiência e defasagem em relação a sua documentação museológica. Essa documentação foi elaborada no período da estruturação deste museu em 1987. Por tal motivo o presente trabalho busca expor às experiências, em estabelecer normas e procedimento para estruturar as fichas de registro museológico, como forma de compor a documentação do MPL. O objetivo dessas fichas é equalizar e atualizar as informações do acervo museológico virtual e fisicamente. Esse projeto não esta focado somente na produção das fichas de registro museológicas, mas principalmente em estabelecer um processo de conscientização da importância da documentação dentro desse espaço museológico.

Título Um olhar museológico sobre a produção do Mestre Lourenço Gomes de Menezes Filho: políticas patrimoniais e práticas comunitárias na proposição de uma exposição
Aluno(a) Lorena Santos de Menezes
Orientador(a) Profa. Dra. Camila Azevedo de Moraes Wichers
Banca Profa. Dra. Ivanilda Aparecida Andrande Junqueira
Prof. Dr. Jean Tiago Baptista
Arquivo PDF (aqui)
Resumo Este trabalho aborda as obras do mestre Lourenço Gomes de Menezes Filho, a partir de um olhar museológico solidário às premissas da Museologia Social e Comunitária, destacando seu ofício de santeiro como patrimônio imaterial do estado de Goiás. A pesquisa busca analisar a trajetória e a produção do mestre, as matérias primas, técnicas e formas utilizadas. Efetua também uma análise crítica das políticas patrimoniais, que apenas recentemente voltaram sua atenção para os ofícios e culturas populares. Por fim, o estudo apresenta um projeto de exposição individual do mestre Lourenço Gomes, no Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás.

Título Memória LGBT: Mapeamentos e Musealização em Revista
Aluno(a) Tony Willian Boita
Orientador(a) Profa. Dra. Manuelina Maria Duarte Cândido
Banca Prof. Dr. Camilo Braz
Profa. Dra. Camila Azevedo de Moraes Wichers
Arquivo PDF (aqui)
Resumo O presente estudo possui como propósito uma abordagem interdisciplinar para a reflexão de novas metodologias para um possível mapeamento afirmativo, visando a promoção do direito à memória da comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais Travestis e Transexuais). Busca-se também discutir o processo de musealização frente a novas demandas contemporâneas e perceber como os museus e a Museologia atuam em relação a estas memórias. Para o desenvolvimento deste trabalho, a análise concentrou-se no periódico digital Revista Memória LGBT, importante ferramenta de promoção e disseminação da memória desta comunidade. Para tal, objetiva-se verificar os limites e possibilidades de contribuição da Revista como meio para mapear o estado da arte da memória LGBT e como ela equaciona suas lacunas.