Institucional - Ciências Sociais (Licenciatura)

Turno: diurno (predominantemente matutino). | Duração: nove semestres (PPC 2020) . | Vagas: 60*. | Câmpus: Samambaia. | Ingresso: 1º semestre.
* No decorrer do curso, conforme o PPC (Projeto Pedagógico de Curso), a/o estudante deverá obrigatoriamente optar pelo grau acadêmico (bacharelado ou licenciatura)

Sobre o curso de Ciências Sociais - Licenciatura

As Ciências Sociais são um campo do conhecimento que estuda a constituição da realidade social, as relações entre indivíduos e grupos e os complexos processos simbólicos que lhes dão forma. As Ciências Sociais congregam três áreas de conhecimento – Sociologia, Antropologia e Ciência Política – que estudam, entre outras questões: as condições da vida humana em sociedade, os fenômenos, processos e relações que nelas se estabelecem, que são caracterizadas por desigualdades e disputas de poder; a diversidade humana, de uma perspectiva comparativa, na qual são enfatizados os comportamentos e os significados culturais, assim como as diferentes formas de organização social; as instituições, processos e regimes políticos, as teorias e ideologias políticas e a distribuição do poder entre grupos sociais, Estado e organizações.

Profissão

A/o graduada/o em Licenciatura em Ciências Sociais encontra um campo diversificado de atuação profissional. Como profissional da educação, poderá atuar (1) em escolas públicas e particulares de Ensino Médio e/ou (2) seguir a carreira acadêmica de magistério superior, após cumprir as etapas do mestrado e doutorado. Vale ressaltar que concursos públicos para os Institutos Federais têm exigido o grau de Licenciatura para ingresso na carreira docente.

O curso de Licenciatura em Ciências Sociais desenvolve competências para a atuação em instituições e agências públicas como INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Ministério Público (MP), FUNAI (Fundação Nacional do Índio), IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), MEC (Ministério da Educação) dentre outras, trabalhando na formulação e acompanhamento de projetos de intervenção social e no planejamento e execução de políticas públicas, em setores como saúde, educação, cultura, patrimônios culturais, museus, e em temas relativos à promoção social, gênero, sexualidade, aos povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e camponeses.

Como pesquisador/a e consultor/a, encontra inserção profissional em instituições de pesquisa (nas áreas de opinião pública; de diagnósticos sociais, econômicos e culturais; de impacto e riscos ambientais; de aplicação de políticas públicas) e em instituições multilaterais como Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e Organização das Nações Unidas (ONU). Pode ainda prestar assessoria a empresas, sindicatos, partidos políticos e organizações de movimentos sociais.

O novo Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Sociais prevê a duração de 4 anos e meio (9 semestres).

Na avaliação divulgada pelo Ministério da Educação em 04 de setembro de 2009, o curso de Ciências Sociais da FCS/UFG, foi reconhecido como um dos melhores do país.

Coordenadora -  Profª. Prof. Hans Carrillo Guach      licenciatura.fcs@ufg.br
Vice-coordenador: Profa. Jaqueline Pereira de O. Vilasboas
jaquelinepereira@ufg.br

Gestão: julho/2022- julho/2024

Atendimento da Coordenação

marcar por email da coordenação

Para o atendimento remoto a/o estudante deverá encaminhar um e-mail para a Coordenação (licenciatura.fcs@ufg.brsolicitando o atendimento. Em seguida, receberá o link para a plataforma onde ocorrerá o atendimento.

>> Atendimento Presencial >>

O atendimento presencial está temporariamente suspenso. Em casos excepcionais, após o atendimento on-line, se necessário, poderá ser agendado um encontro presencial em conformidade com os protocolos de segurança. Contamos com a sua compreensão.

Núcleo Docente Estruturante

Profª. Drª.  Marcela Amaral (Presidenta)

Profª. Drª. Camila Mainardi

Prof. Dr. Dijaci Oliveira