TFC - Ciências Sociais - Habilitação em Políticas Públicas 2016

Banca Prof.
Prof.
Arquivo PDF (aqui)
Resumo O presente trabalho refere-se a uma análise dos músicos trabalhadores que em algum momento de sua vida acessam as Leis de incentivo a projetos culturais, conhecidas popularmente como “Lei Rouanet”, para captação de incentivos fiscais que possibilitam a materialização de um produto ou serviço musical, nos moldes de projetos submetidos ao Estado brasileiro. Trata-se de uma temática de suporte para a sociologia do trabalho, visto que é um “recente” cenário em que o músico está inserido e reconhecido, sobre o qual não há muitas análises na área da sociologia. A pesquisa torna-se relevante, uma vez que tramita no congresso a mudança da Lei Rouanet, e os escândalos apontados pela polícia federal no Brasil no final de 2016. Foi adotada nesta pesquisa uma análise quantitativa descritiva de todos os projetos submetidos no Ministério da Cultura pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura, que desenvolveu o sítio NovoSalic como ferramenta de controle e submissão dos projetos culturais. Os projetos foram extraídos do sítio a partir de uma técnica de mineração de dados, em que foram retirados todos os projetos culturais na área da música entre o período de 2010 até 2016. Após uma revisão bibliográfica, e conforme apontamento de dados estatísticos, entende-se que o Estado é uma figura protecionista para os segmentos culturais que ele considera como sendo segmentos que não são facilmente absorvidos pelo mercado, e como consequência, e diferentemente do que muitas pessoas acreditam, os segmentos de música instrumental e música erudita são os que mais possuem projetos submetidos e executados pela Lei Rouanet.

Título REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS E A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA SOBRE DROGAS
Aluno(a) Flávia Martins Alchuffi
Orientador(a) Prof. Ms. Guilherme Borges da Silva
Banca Profa.  Franciele Silva Cardoso
Prof. Ricardo Barbosa de Lima
Profa. Najla Franco Frattari
Arquivo PDF (aqui)
Resumo Este trabalho realiza uma análise sobre as representações sociais que a Polícia Militar do Estado de Goiás constrói em torno das substancias psicoativas, das políticas sobre drogas e, por fim, da legislação sobre drogas, como essa lei de drogas é inserida na prática pela polícia militar que é a principal responsável pelos flagrantes de drogas?

Título Relato de
Aluno(a) Aluna
Orientador(a) Profa. Dra. V- FCS/UFG
Banca Profa. Dra. M