TCC Museologia 2019
2019/1
Título | AYAHUASCA – A BEBIDA SAGRADA: UMA EXPOSIÇÃO MUSEOLÓGICA |
Aluno(a) | Acsa Natália Oliveira Martins |
Orientador(a) | Profa. Dra. Vânia Dolores Estevam de Oliveira |
Banca | Profa. Ma. Genilda da Silva Alexandria Sousa Examinadora Prof. Dr. Rildo Bento de Souza |
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Resumo | Esta pesquisa visa estabelecer conexões entre Museologia e Ayahuasca. O trabalho faz um histórico e uma análise dos diversos usos e representações, da sua relação com a Museologia, com o patrimônio cultural imaterial, com as memórias coletivas e com sua relação com a arte visionária. O intuito primordial desta pesquisa é trazer esclarecimento acerca desta planta sagrada, bem como promover seu reconhecimento, através de uma proposta de exposição museológica em um ambiente virtual. |
Título | CARTOGRAFIA DE SÃO DOMINGOS DE GOIÁS: PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL Goiânia |
Aluno(a) | Andreia Chavier de Oliveira Barbosa |
Orientador(a) | Profa. Dra Ivanilda Aparecida de Andrade Junqueira Goiânia |
Banca | Prof. Dr. Rildo Bento de Souza Profa. Dr.ª Darlen Priscila Santana Rodrigues |
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Resumo | Este trabalho descreve a proposta deste percurso cultural no município de São Domingos de Goiás, em que apresento o passo a passo para o desenvolvimento deste projeto. A investigação também a como se dá a relação da comunidade com o seu patrimônio, e com a cidade. Tenho como um dos objetivos desta proposta a apropriação histórica e cultural pela comunidade local. Fortalecer os marcos históricos para que o patrimônio cultural seja compreendido como parte da formação desta cidade e de sua identidade. A cultura se torna uma ferramenta de proteção e valorização de grupos, que por muitas vezes estão à mercê do esquecimento e do silenciamento por parte da administração pública. No campo museal buscar uma ponte do passado com o presente e entender os motivos do cenário em que houve um distanciamento do patrimônio com a comunidade. |
Título | CHICO MENDES – VIDA E LUTA ABORDADAS NUMA EXPOSIÇÃO DO MUSEU NACIONAL DA REPÚBLICA |
Aluno(a) | Camila Beatriz Faria |
Orientador(a) | Profª. Drª Luciana Christina Cruz e Souza |
Banca | Prof. Prof. |
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Resumo | O presente trabalho analisa narrativas e possibilidades museológicas a partir da exposição Chico Mendes – Herói do Brasil, realizada no Museu Nacional da República em Brasília (DF), que faz um panorama da vida e da morte do seringueiro acreano Francisco Alves Mendes Filho, popularmente conhecido por “Chico Mendes”. Com foco nos 30 anos do assassinato deste militante, a proposta é analisar as potencialidades museológicas na exposição e seus desdobramentos na área, buscando compreender os eixos políticos e sociais tanto da exposição quanto do campo museal. O trabalho também fará um esforço em compreender as disputas, os debates e as ações que envolveram a exposição tanto em seu processo de concepção quanto sua estrutura física, investigando também o papel do Museu Nacional da República enquanto mediador dos interesses de movimentos sociais e ao equipamento cultural do Estado. São apontamentos, investigações e proposições com a finalidade de levantar contribuições para o campo museal |
Título | IMIGRAÇÃO JAPONESA NO ESTADO DE GOIÁS: A VALORIZAÇÃO DA MEMÓRIA ORIENTAL |
Aluno(a) | Fernando Boeira Keller |
Orientador(a) | Profa. Ivanilda Aparecida de Andrade Junqueira |
Banca | Prof. Prof. |
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Resumo | O presente trabalho traz em questão a imigração japonesa em Goiás, tratando de cada etapa da mesma, desde o Tratado de Amizade assinado entre Brasil e Japão em Paris, até a necessidade de se trazer japoneses para o Brasil, que diante da abolição da escravatura e da falta de mão de obra eminente, requeria imigrantes para o cultivo do café na primeira década do século XX. O objetivo da monografia é elucidar como foi a imigração dos japoneses em Goiás, levantando questões que problematizem o tema e questionando se existe uma rede que permita a troca de informações dos membros do Kaikan, um clube poliesportivo e com jantares típicos, com a sociedade em geral e o estado. Diante disso, o método utilizado foram pesquisas bibliográfica e documental de vários artigos, sites e revistas sobre a imigração japonesa no Brasil e em Goiás, que foram cruciais para a elaboração de um projeto que seria feito posteriormente. Os resultados obtidos incluem a definição de um site, bem como suas ferramentas e opções de interação do público com a museologia virtual, um método novo que se encontra em ascensão e visa quebrar paradigmas e preconceitos acerca da cultura japonesa em Goiás. Foi concluído que não há uma interface midiática que sirva de pilar para um clube ou museu físico, sendo assim, a solução para a problemática existente foi a idealização de um museu virtual, que se mostrou eficaz na divulgação da salvaguarda e documentação do patrimônio oriental em Goiás, bem como sua valorização. |
Título | TRAJETÓRIAS MUSEAIS E MULHERES INY-KARAJÁ Vivências e Olhares no Projeto Rio Araguaia |
Aluno(a) | Gabriela Neres Batista Silva |
Orientador(a) |
Profº Dra. Camila Azevedo de Moraes Wichers Coorientador: Ms. Tony Willian Boita |
Banca | Prof. Prof. |
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Resumo | A presente monografia objetiva-se em apresentar as experiências vividas durante o Projeto Rio Araguaia: lugar de memórias e identidades realizado em Aruanã, Goiás, enfatizando a atuação da Museologia no referido processo. Nesse sentido, o trabalho aborda conceitos como memória, Museologia Social, mulheres e interseccionalidade, para relacioná-los com as práticas realizadas com o povo Iny-Karajá, em Aruanã. É destacada a inserção das mulheres no processo de construção de um museu comunitário na aldeia Bdè-Burè. |
Título | MUSEOLOGIA NO TERMINAL: NO COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE MENINAS |
Aluno(a) | Milena de Souza |
Orientador(a) | Prof.ª Dr.ª Luciana Christina Cruz e Souza |
Banca | Prof. Prof. |
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Resumo | As exposições podem construir e apresentar histórias que abrem perspectivas críticas sobre quais narrativas sobre o mundo e a sociedade estamos priorizando, apresentando e legitimando nos espaços museais, Nesse sentido, o presente trabalho propõe uma exposição reflexiva no Terminal Vila Brasília acerca da denúncia e prevenção de abuso sexual de meninas no Brasil enquanto estratégia comunicativa e que propicie debates com o público de usuários do transporte coletivo em questão. Busca-se construir um discurso que apresente uma Museologia que acesse espaços outros além dos grandes museus aos quais a associamos e em uma linguagem educativa e plural, conversando com diversos públicos e cumprindo um papel educativo na transformação social e que apresente possiblidades do indivíduo se identificar como agente ativo de transformação das realidades que se insere. Problematiza-se também a ambientação masculina e a subordinação sistêmica das mulheres, o patriarcado como sistema de controle de corpos e papéis sociais e como estas produções de sentido viabilizam e reforçam a culpabilização da vítima, dificultam a identificação das agressões e dificultam ainda mais as denúncias e o combate às violências. |
2019/2
Título | OS BENS PATRIMONIAIS INDÍGENAS COMO FORMA DE PERCEPÇÃO E DEBATE SOBRE A LIGAÇÃO ENTRE PATRIMÔNIO E TERRA |
Aluno(a) | Letícia Castro Saraiva |
Orientador(a) | Prof. Dra. Camila Azevedo de Moraes Wichers. |
Banca | Prof. Prof. |
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Resumo | Esta monografia surgiu a partir do questionamento sobre como a demarcação das Terras Indígenas afeta os ‘patrimônios indígenas’, e o motivo de separação entre patrimônio e terra na legislação brasileira. Pensando nisso, escolhi três bens imateriais registrados pelo Iphan para trabalhar com o tema, sendo um da Região Norte (Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi - 2002), um do Centro-oeste (Rtixòkò: Expressão Artística e Cosmológica do Povo Karajá - 2012) e um da Região Sul (Tava, Lugar de Referência para o Povo Guarani - 2014). A ideia é compreender a relação entre patrimônio e terra através dos dossiês de registro destes três patrimônios imateriais indígenas, mostrando como eles passam por processos advindos não só dos jogos de poder, como da própria dificuldade do não-indígena de compreender a conexão que esses bens possuem com a terra, e como ela é mais do que um espaço gerador de renda, ela é um organismo vivo. Dessa forma, o trabalho demonstra que as políticas patrimoniais relacionadas aos povos indígenas estão intrinsicamente conectadas ao direito à terra, demandando um olhar integrado entre as questões de patrimônio e terra. |
Título | O HOMEM E A OBRA: A CATEDRAL DAS ARTES COMO LUGAR DE MEMÓRIA |
Aluno(a) | Mara Lucia de Paiva Najar |
Orientador(a) | Prof. Dr. Rildo Bento de Souza |
Banca | Prof. Dr. Jean Tiago Baptista Prof. Esp. Isac Ferreira de Sousa |
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Resumo | Neste trabalho sobre a Catedral das Artes, temos como proposta analisar o funcionamento dessa instituição como um lugar de memória, para além de ser uma ferramenta que produz cultura, reflexão e discussão. Ademais, dentre suas iniciativas, há um cineclube que desenvolve um importante papel na educação audiovisual. Pretende-se analisar sua metodologia, que sobre um primeiro olhar, logo se diferencia da educação formal e é guiado pela proposta de democratização e a horizontalidade do processo de aprendizagem. Buscamos abordar como a Museologia e o fazer museológico podem contribuir nas ações de desenvolvimento desse espaço, analisando os caminhos percorridos, estudando as heranças e desafios para ter esse direito à memória. Apresentamos não só o nosso olhar em relação a memória, mas priorizamos nesta análise os diálogos sobre tudo o que representa a história deste lugar tão magnífico. |
Título | INDUMENTÁRIAS EM MUSEUS GOIANOS: UMA PROPOSTA DE PUBLICAÇÃO SOBRE A COLEÇÃO MUSEOLÓGICA DE VESTUÁRIO DO MUSEU PEDRO LUDOVICO |
Aluno(a) | Simone Marcelino de Lima |
Orientador(a) | Prof. Prof. Dr. Rildo Bento de Souza |
Banca | Profa. Me. Darlen Priscila Santana Rodrigues Museóloga Me. Michele Ferreira Martins |
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Resumo | Este estudo objetiva investigar a relevância da coleção de trajes nos museus, evidenciar roupas e adornos como artefatos e ampliar o estudo da indumentária como categoria de patrimônio, ao refletir sobre os processos curatoriais, documentais e de comunicação, deste tipo de acervo. Aborda os potenciais das coleções, e analisa as circunstâncias relativas a esta categoria de acervo nos museus: Pedro Ludovico, Antropológico e Zoroastro Artiaga. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica sobre Museologia, Sociologia e Antropologia da moda, história e suas interfaces. Como produto final deste estudo criou-se um projeto de catálogo básico para o acervo de indumentária da exposição do Museu Pedro Ludovico |
Título | MEMÓRIAS, HISTÓRIAS E VIVÊNCIAS DE IDOSOS ATRAVÉS DE UMA EXPOSIÇÃO MUSEAL: O CASO DA “LAVRAS E LOUVORES” DO MUSEU ANTROPOLÓGICO DA UFG |
Aluno(a) | Tânia Mara da Silva Moura |
Orientador(a) | Prof. Dr. Rildo Bento de Souza |
Banca | Prof. Dr. Jean Tiago Baptista Prof. Isac Ferreira de Sousa |
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Resumo | Essa monografia surgiu a partir do “Projeto de Ação Educativa para o Público Idoso: a história percebida e vivenciada através da Exposição Lavras e Louvores”, trabalho desenvolvido durante um ano como estagiária do Museu Antropológico da UFG. A mediação durante a visita na exposição operou como produtora de reflexão e debate, trazendo aos idosos um reencontro com suas origens, com o passado outrora vivenciado por fatos ou mesmo por lembranças de histórias ouvidas. A regionalidade resgatada na valorização de suas memórias, sempre interligadas com o patrimônio cultural, estabelecendo uma troca de saberes sem sobreposição de conhecimentos por nenhuma das partes. A visita de cinquenta idosos do projeto “Programa Vida Ativa na Vila Nova” foi bastante dinâmica, respeitando a heterogeneidade sociocultural e etária do grupo. As vivências foram explanadas, formando elos ao dialogar o acervo com experiências individuais. A experiência museológica funcionou, pois, como momento dialógico dentro de um processo de familiarização. O público idoso foi, ao mesmo tempo, visitante e agente educacional, elucidando as suas práxis através de conversas abertas e fluídas. |
Título | A INDUMENTÁRIA DAS RITXOKO: UMA REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE KARAJÁ NO ACERVO DO CENTRO CULTURAL JESCO PUTTKAMER |
Aluno(a) | Thaís Maia de Souza |
Orientador(a) |
Prof° Dr. Rildo Bento de Souza co-orientadora: Profª Dra. Manuelina Maria Duarte Cândido |
Banca | Prof. Manuelina Maria Duarte Cândido Prof. Rosani Moreira Leitão |
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Resumo | O objetivo desta pesquisa é analisar a indumentária presente na ritxoko, referente à coleção do Centro Cultural Jesco Puttkmer (CCJP). Para tal, foram reunidas informações antropológicas em uma perspectiva museológica. Ao passo em que se pretendeu demonstrar a aplicabilidade de um instrumento comum de coleta de dados da documentação museológica de diferentes instituições e os aspectos teórico-metodológicos da uniformização dos dados coletados acerca da ritxoko |