TCC Museologia 2019

2019/1

 

Título AYAHUASCA – A BEBIDA SAGRADA: UMA EXPOSIÇÃO MUSEOLÓGICA
Aluno(a) Acsa Natália Oliveira Martins
Orientador(a) Profa. Dra. Vânia Dolores Estevam de Oliveira
Banca Profa. Ma. Genilda da Silva Alexandria Sousa Examinadora
Prof. Dr. Rildo Bento de Souza
Arquivo PDF (aqui)
Resumo Esta pesquisa visa estabelecer conexões entre Museologia e Ayahuasca. O trabalho faz um histórico e uma análise dos diversos usos e representações, da sua relação com a Museologia, com o patrimônio cultural imaterial, com as memórias coletivas e com sua relação com a arte visionária. O intuito primordial desta pesquisa é trazer esclarecimento acerca desta planta sagrada, bem como promover seu reconhecimento, através de uma proposta de exposição museológica em um ambiente virtual.

 

Título CARTOGRAFIA DE SÃO DOMINGOS DE GOIÁS: PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL Goiânia
Aluno(a) Andreia Chavier de Oliveira Barbosa
Orientador(a) Profa. Dra Ivanilda Aparecida de Andrade Junqueira Goiânia
Banca Prof. Dr. Rildo Bento de Souza
Profa. Dr.ª Darlen Priscila Santana Rodrigues
Arquivo PDF (aqui)
Resumo Este trabalho descreve a proposta deste percurso cultural no município de São Domingos de Goiás, em que apresento o passo a passo para o desenvolvimento deste projeto. A investigação também a como se dá a relação da comunidade com o seu patrimônio, e com a cidade. Tenho como um dos objetivos desta proposta a apropriação histórica e cultural pela comunidade local. Fortalecer os marcos históricos para que o patrimônio cultural seja compreendido como parte da formação desta cidade e de sua identidade. A cultura se torna uma ferramenta de proteção e valorização de grupos, que por muitas vezes estão à mercê do esquecimento e do silenciamento por parte da administração pública. No campo museal buscar uma ponte do passado com o presente e entender os motivos do cenário em que houve um distanciamento do patrimônio com a comunidade.

 

 

Título CHICO MENDES – VIDA E LUTA ABORDADAS NUMA EXPOSIÇÃO DO MUSEU NACIONAL DA REPÚBLICA
Aluno(a) Camila Beatriz Faria 
Orientador(a) Profª. Drª Luciana Christina Cruz e Souza
Banca Prof. 
Prof. 
Arquivo PDF (aqui)
Resumo O presente trabalho analisa narrativas e possibilidades museológicas a partir da exposição Chico Mendes – Herói do Brasil, realizada no Museu Nacional da República em Brasília (DF), que faz um panorama da vida e da morte do seringueiro acreano Francisco Alves Mendes Filho, popularmente conhecido por “Chico Mendes”. Com foco nos 30 anos do assassinato deste militante, a proposta é analisar as potencialidades museológicas na exposição e seus desdobramentos na área, buscando compreender os eixos políticos e sociais tanto da exposição quanto do campo museal. O trabalho também fará um esforço em compreender as disputas, os debates e as ações que envolveram a exposição tanto em seu processo de concepção quanto sua estrutura física, investigando também o papel do Museu Nacional da República enquanto mediador dos interesses de movimentos sociais e ao equipamento cultural do Estado. São apontamentos, investigações e proposições com a finalidade de levantar contribuições para o campo museal

 

 

Título IMIGRAÇÃO JAPONESA NO ESTADO DE GOIÁS: A VALORIZAÇÃO DA MEMÓRIA ORIENTAL
Aluno(a) Fernando Boeira Keller
Orientador(a) Profa. Ivanilda Aparecida de Andrade Junqueira
Banca Prof. 
Prof. 
Arquivo PDF (aqui)
Resumo O presente trabalho traz em questão a imigração japonesa em Goiás, tratando de cada etapa da mesma, desde o Tratado de Amizade assinado entre Brasil e Japão em Paris, até a necessidade de se trazer japoneses para o Brasil, que diante da abolição da escravatura e da falta de mão de obra eminente, requeria imigrantes para o cultivo do café na primeira década do século XX. O objetivo da monografia é elucidar como foi a imigração dos japoneses em Goiás, levantando questões que problematizem o tema e questionando se existe uma rede que permita a troca de informações dos membros do Kaikan, um clube poliesportivo e com jantares típicos, com a sociedade em geral e o estado. Diante disso, o método utilizado foram pesquisas bibliográfica e documental de vários artigos, sites e revistas sobre a imigração japonesa no Brasil e em Goiás, que foram cruciais para a elaboração de um projeto que seria feito posteriormente. Os resultados obtidos incluem a definição de um site, bem como suas ferramentas e opções de interação do público com a museologia virtual, um método novo que se encontra em ascensão e visa quebrar paradigmas e preconceitos acerca da cultura japonesa em Goiás. Foi concluído que não há uma interface midiática que sirva de pilar para um clube ou museu físico, sendo assim, a solução para a problemática existente foi a idealização de um museu virtual, que se mostrou eficaz na divulgação da salvaguarda e documentação do patrimônio oriental em Goiás, bem como sua valorização.

 

 

Título TRAJETÓRIAS MUSEAIS E MULHERES INY-KARAJÁ Vivências e Olhares no Projeto Rio Araguaia
Aluno(a) Gabriela Neres Batista Silva
Orientador(a)

Profº Dra. Camila Azevedo de Moraes Wichers

Coorientador: Ms. Tony Willian Boita

Banca Prof. 
Prof. 
Arquivo PDF (aqui)
Resumo A presente monografia objetiva-se em apresentar as experiências vividas durante o Projeto Rio Araguaia: lugar de memórias e identidades realizado em Aruanã, Goiás, enfatizando a atuação da Museologia no referido processo. Nesse sentido, o trabalho aborda conceitos como memória, Museologia Social, mulheres e interseccionalidade, para relacioná-los com as práticas realizadas com o povo Iny-Karajá, em Aruanã. É destacada a inserção das mulheres no processo de construção de um museu comunitário na aldeia Bdè-Burè.

 

 

Título MUSEOLOGIA NO TERMINAL: NO COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE MENINAS
Aluno(a) Milena de Souza
Orientador(a) Prof.ª Dr.ª Luciana Christina Cruz e Souza
Banca Prof. 
Prof. 
Arquivo PDF (aqui)
Resumo As exposições podem construir e apresentar histórias que abrem perspectivas críticas sobre quais narrativas sobre o mundo e a sociedade estamos priorizando, apresentando e legitimando nos espaços museais, Nesse sentido, o presente trabalho propõe uma exposição reflexiva no Terminal Vila Brasília acerca da denúncia e prevenção de abuso sexual de meninas no Brasil enquanto estratégia comunicativa e que propicie debates com o público de usuários do transporte coletivo em questão.
Busca-se construir um discurso que apresente uma Museologia que acesse espaços outros além dos grandes museus aos quais a associamos e em uma linguagem educativa e plural, conversando com diversos públicos e cumprindo um papel educativo na transformação social e que apresente possiblidades do indivíduo se identificar como agente ativo de transformação das realidades que se insere.
Problematiza-se também a ambientação masculina e a subordinação sistêmica das mulheres, o patriarcado como sistema de controle de corpos e papéis sociais e como estas produções de sentido viabilizam e reforçam a culpabilização da vítima, dificultam a identificação das agressões e dificultam ainda mais as denúncias e o combate às violências.

 

 

2019/2

 

Título OS BENS PATRIMONIAIS INDÍGENAS COMO FORMA DE PERCEPÇÃO E DEBATE SOBRE A LIGAÇÃO ENTRE PATRIMÔNIO E TERRA
Aluno(a) Letícia Castro Saraiva
Orientador(a) Prof. Dra. Camila Azevedo de Moraes Wichers.
Banca Prof. 
Prof. 
Arquivo PDF (aqui)
Resumo Esta monografia surgiu a partir do questionamento sobre como a demarcação das Terras Indígenas afeta os ‘patrimônios indígenas’, e o motivo de separação entre patrimônio e terra na legislação brasileira. Pensando nisso, escolhi três bens imateriais registrados pelo Iphan para trabalhar com o tema, sendo um da Região Norte (Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi - 2002), um do Centro-oeste (Rtixòkò: Expressão Artística e Cosmológica do Povo Karajá - 2012) e um da Região Sul (Tava, Lugar de Referência para o Povo Guarani - 2014). A ideia é compreender a relação entre patrimônio e terra através dos dossiês de registro destes três patrimônios imateriais indígenas, mostrando como eles passam por processos advindos não só dos jogos de poder, como da própria dificuldade do não-indígena de compreender a conexão que esses bens possuem com a terra, e como ela é mais do que um espaço gerador de renda, ela é um organismo vivo. Dessa forma, o trabalho demonstra que as políticas patrimoniais relacionadas aos povos indígenas estão intrinsicamente conectadas ao direito à terra, demandando um olhar integrado entre as questões de patrimônio e terra.

 

 

Título O HOMEM E A OBRA: A CATEDRAL DAS ARTES COMO LUGAR DE MEMÓRIA
Aluno(a) Mara Lucia de Paiva Najar
Orientador(a) Prof. Dr. Rildo Bento de Souza
Banca Prof. Dr. Jean Tiago Baptista
Prof. Esp. Isac Ferreira de Sousa 
Arquivo PDF (aqui)
Resumo Neste trabalho sobre a Catedral das Artes, temos como proposta analisar o funcionamento dessa instituição como um lugar de memória, para além de ser uma ferramenta que produz cultura, reflexão e discussão. Ademais, dentre suas iniciativas, há um cineclube que desenvolve um importante papel na educação audiovisual. Pretende-se analisar sua metodologia, que sobre um primeiro olhar, logo se diferencia da educação formal e é guiado
pela proposta de democratização e a horizontalidade do processo de aprendizagem. Buscamos abordar como a Museologia e o fazer museológico podem contribuir nas ações de desenvolvimento desse espaço, analisando os caminhos percorridos, estudando as heranças e desafios para ter esse direito à memória. Apresentamos não só o nosso olhar em relação a memória, mas priorizamos nesta análise os diálogos sobre tudo o que representa a história deste lugar tão magnífico.

 

 

Título INDUMENTÁRIAS EM MUSEUS GOIANOS: UMA PROPOSTA DE PUBLICAÇÃO SOBRE A COLEÇÃO MUSEOLÓGICA DE VESTUÁRIO DO MUSEU PEDRO LUDOVICO
Aluno(a) Simone Marcelino de Lima
Orientador(a) Prof. Prof. Dr. Rildo Bento de Souza
Banca Profa. Me. Darlen Priscila Santana Rodrigues
Museóloga Me. Michele Ferreira Martins
Arquivo PDF (aqui)
Resumo Este estudo objetiva investigar a relevância da coleção de trajes nos museus, evidenciar roupas e adornos como artefatos e ampliar o estudo da indumentária como categoria de patrimônio, ao refletir sobre os processos curatoriais, documentais e de comunicação, deste tipo de acervo. Aborda os potenciais das coleções, e analisa as circunstâncias relativas a esta categoria de acervo nos museus: Pedro Ludovico, Antropológico e Zoroastro Artiaga. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica sobre Museologia, Sociologia e Antropologia da moda, história e suas interfaces. Como produto final deste estudo criou-se um projeto de catálogo básico para o acervo de indumentária da exposição do Museu Pedro Ludovico

 

 

Título MEMÓRIAS, HISTÓRIAS E VIVÊNCIAS DE IDOSOS ATRAVÉS DE UMA EXPOSIÇÃO MUSEAL: O CASO DA “LAVRAS E LOUVORES” DO MUSEU ANTROPOLÓGICO DA UFG
Aluno(a) Tânia Mara da Silva Moura
Orientador(a) Prof. Dr. Rildo Bento de Souza
Banca Prof. Dr. Jean Tiago Baptista
Prof. Isac Ferreira de Sousa
Arquivo PDF (aqui)
Resumo Essa monografia surgiu a partir do “Projeto de Ação Educativa para o Público Idoso: a história percebida e vivenciada através da Exposição Lavras e Louvores”, trabalho desenvolvido durante um ano como estagiária do Museu Antropológico da UFG. A mediação durante a visita na exposição operou como produtora de reflexão e debate, trazendo aos idosos um reencontro com suas origens, com o passado outrora vivenciado por fatos ou mesmo por lembranças de histórias ouvidas. A regionalidade resgatada na valorização de suas memórias, sempre interligadas com o patrimônio cultural, estabelecendo uma troca de saberes sem sobreposição de conhecimentos por nenhuma das partes. A visita de cinquenta idosos do projeto “Programa Vida Ativa na Vila Nova” foi bastante dinâmica, respeitando a heterogeneidade sociocultural e etária do grupo. As vivências foram explanadas, formando elos ao dialogar o acervo com experiências individuais. A experiência museológica funcionou, pois, como momento dialógico dentro de um processo de familiarização. O público idoso foi, ao mesmo tempo, visitante e agente educacional, elucidando as suas práxis através de conversas abertas e fluídas.

 

 

Título A INDUMENTÁRIA DAS RITXOKO: UMA REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE KARAJÁ NO ACERVO DO CENTRO CULTURAL JESCO PUTTKAMER
Aluno(a) Thaís Maia de Souza
Orientador(a)

Prof° Dr. Rildo Bento de Souza

co-orientadora: Profª Dra. Manuelina Maria Duarte Cândido

Banca Prof. Manuelina Maria Duarte Cândido
Prof. Rosani Moreira Leitão
Arquivo PDF (aqui)
Resumo O objetivo desta pesquisa é analisar a indumentária presente na ritxoko, referente à coleção do Centro Cultural Jesco Puttkmer (CCJP). Para tal, foram reunidas informações antropológicas em uma perspectiva museológica. Ao passo em que se pretendeu demonstrar a aplicabilidade de um instrumento comum de coleta de dados da documentação museológica de diferentes instituições e os aspectos teórico-metodológicos da uniformização dos dados coletados acerca da ritxoko