Sobre o curso de Ciências Sociais - Bacharelado

Sobre o curso de Ciências Sociais - Bacharelado

As Ciências Sociais são um campo do conhecimento que estuda a constituição da realidade social, as relações entre indivíduos e grupos e os complexos processos simbólicos que lhes dão forma. As Ciências Sociais congregam três áreas de conhecimento – Sociologia, Antropologia e Ciência Política – que estudam, entre outras questões: as condições da vida humana em sociedade, os fenômenos, processos e relações que nelas se estabelecem, que são caracterizadas por desigualdades e disputas de poder; a diversidade humana, de uma perspectiva comparativa, na qual são enfatizados os comportamentos e os significados culturais, assim como as diferentes formas de organização social; as instituições, processos e regimes políticos, as teorias e ideologias políticas e a distribuição do poder entre grupos sociais, Estado e organizações.


Profissão

O curso de Bacharelado em Ciências Sociais confere o grau de bacharel/a em Ciências Sociais e tem por objetivo, formar cientistas sociais capacitadas/os, teórica e metodologicamente, para ensinar, pesquisar e intervir em ambientes com demandas afins às áreas de Sociologia, Antropologia e Ciência Política. Tendo como base fundamental a articulação entre os três eixos disciplinares, em conformidade com a Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Ciências Sociais (Parecer CNE/CES 492/2001), pretende-se construir instrumentos que garantam o estabelecimento de relações com a pesquisa e a prática social, com uma estrutura curricular que estimule a autonomia intelectual e a formação humanística.

A/o graduada/o em Ciências Sociais encontra um campo diversificado de atuação profissional. A/o cientista social pode seguir a carreira docente no magistério superior, especialmente se continuar seus estudos nos níveis de mestrado e doutorado, podendo ser pesquisador/a na área acadêmica ou não acadêmica.

Como pesquisador/a e consultor/a, a/o formada/o em Ciências Sociais encontra inserção profissional em instituições de pesquisa (nas áreas de opinião pública; de diagnósticos sociais, econômicos e culturais; estudos socioeconômicos de impacto e riscos ambientais; de aplicação de políticas públicas etc.) e em instituições multilaterais, como Organização Internacional de Trabalho (OIT), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e Organização das Nações Unidas (ONU).

Pode atuar, também, na formulação e acompanhamento de projetos de intervenção social e no planejamento, produção e execução de políticas públicas em órgãos do governo e em organizações não governamentais, em setores como saúde, educação, cultura, promoção social, política indigenista etc. Pode, ainda, prestar assessoria a empresas, sindicatos, partidos políticos e organizações de movimentos sociais. 

 

O curso de Ciências Sociais (Bacharelado) da Faculdade de Ciências Sociais apresenta as seguintes características:

  • Área do conhecimento: Humanidades

  • Grau acadêmico: Bacharelado

  • Modalidade: Presencial

  • Título a ser conferido: Bacharel/a em Ciências Sociais

  • Unidade acadêmica responsável: Faculdade de Ciências Sociais

  • Carga horária do curso: 2.472h

  • Turno: matutino

  • Número de vagas anuais: 60

  • Duração do curso em semestres: mínimo de 7 (sete) semestres e máximo de 12 (semestres)