Inovação

O DATA UFG é uma proposta de inovação no ensino e na pesquisa no âmbito dos cursos de Ciências Sociais, que conta com uma equipe especializada na condução de pesquisas qualitativas e  quantitativas, aliando tecnologia e gestão da informação para criar bancos de dados que não só apoiem pesquisadores/as e estudantes, mas também auxiliem instituições públicas e privadas na implementação de estratégias, na tomada de decisões e na identificação de oportunidades, fundamentando-se em dados rigorosos, confiáveis e precisos.

 

Também é um espaço utilizado por estudantes do curso de Ciências Sociais, tanto no âmbito das disciplinas de formação metodológica (Metodologia Científica, MTPS 1 e 2), como no âmbito de projetos de pesquisa. Atualmente a equipe conta com discentes e egressas/os dos cursos de Ciências Sociais atuando como pesquisadores profissionalmente em diferentes projetos.

O DataUFG conta com a estrutura física de três laboratórios. O LABMultiuso com estrutura completa para realização de pesquisas qualitativas: Sala de Espelho para realização de entrevistas e grupos focais; e Sala Técnica de gravação e transmissão, com equipamentos para a produção, gravação e transmissão de dados: entrevistas individuais, coletivas ou em grupo moderadas e assistidas local ou remotamente. O laboratório de pesquisas quantitativas, com equipamentos e estruturação de um CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing), equipamentos para a produção, manipulação e tabulação de dados sobre valores, práticas e julgamentos via entrevistas telefônicas assistidas por computador, e 12 estações de trabalho (10 estações de pesquisa e 02 de análise e estatística). E o laboratório para “Gestão de Dados de Pesquisa”, que conta com equipamentos para apoio a pesquisas (quantitativas e qualitativas) relativas à caracterização de dados de pesquisa, mapeamento de ciclo de vida dos dados, modelagem de dados, mineração de dados, estratégias de organização e recuperação de dados, análises de prontidão para abertura de dados e preservação digital.

 

Dentre outros projetos, no momento o DataUFG, em convênio com a Unicamp, a UFPB e a USP, desenvolve o projeto "Classes e Classificações Sociais no Brasil contemporâneo: um estudo comparativo sobre hierarquias simbólicas e sociais em um polo urbano consolidado e um emergente" (Chamada Universal CNPq 2024). Trata-se um estudo comparativo que busca "apreender como classe e espaço se desenham no Brasil, parte-se de uma pesquisa sobre São Paulo, cidade consolidada nacionalmente em termos econômicos e culturais, e busca construir conhecimento sobre Goiânia, um centro emergente de expansão econômica e demográfica mais recente, situada no Centro-Oeste do país, atualmente percebido como o cerne da expansão econômica nacional".

 

Para saber mais sobre o DataUFG clique aqui